Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Encerrado o período de inscrição, a organização do projeto Festival da Tradição Paraense no Tocantins, com apoio da Lei Aldir Blanc no Tocantins, divulga os dançarinos selecionados para participarem do evento. O festival será realizado nos dias 11 e 12 de junho de 2021 de forma virtual no Canal do Festival no Youtube, de modo presencial e delivery no Ponto do Pará, localizado na Praça dos Girassóis, das 19h às 22h. O festival será realizado com várias atrações artísticas, culinária paraense e a tradicional dança do carimbó. O projeto abriu seleção para dançarinos no período de 29 de abril a 13 de maio de 2021.

Selecionados

Foram selecionados 6 dançarinos dentre os 21 inscritos, dos quais, foram classificados: Emerson Magalhães, Maicon Cardoso, Vanessa Costa Sousa, Maria de Nazaré Cabral Alves, Waldenicy de Souza da Silva e Adonison Carvalho Borges. O coreógrafo Jefferson Marques será o responsável pela coreografia dos dançarinos que irão se apresentar no festival.

O carimbó

Carimbó é uma dança de origem africana que foi posteriormente incorporada à cultura indígena, como uma manifestação folclórica. Ela recebe esse nome por conta do principal instrumento responsável pela melodia, o tambor chamdo carimbó. A coreografia é caracterizada por ser feita em roda, com um casal central e os demais batendo palmas ao redor. 

O Festival 

O festival da Tradição Paraense no Tocantins será uma oportunidade de divulgar a culinária e a tradição cultural do Estado do Pará, com comidas típicas, dança (Carimbó) e música, além de oportunizar ao público paraense que mora Palmas uma festa tradicional promovendo o intercambio das tradições culturais do Brasil.

O projeto é idealizado pelo produtor cultural mestre tradicional conhecido como Neco (Francisco Vanderlir), que se inspirou na culinária paraense visando atender e servir as pessoas que frequentam o tradicional Ponto do Pará (Praça dos Girassóis) em busca da culinária tradicional paraense.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

As atrações culinárias

A grande atração do festival, além da dança e da música, serão as comidas típicas como: arroz paraense, tacacá, vatapá, açaí, maniçoba, pirarucu, pato no tucupi, peixe frito com açaí, camarão empanado, unha de caranguejo, porção de charque, porção de camarão e os tradicionais sucos: cupuaçu, bacuri, graviola e murici.