Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Nessa segunda-feira, 14 de junho, quando se comemora o Dia do Doador de Sangue, acontece nova etapa da campanha “Parceiros pela Vida”, com órgãos e instituições públicas da capital mobilizando seus integrantes para a doação de sangue e o para o cadastramento de doação de medula óssea.

Para a efetuação da coleta, a unidade móvel do Hemocentro estará na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), com equipe mobilizada para atender aos doadores previamente agendados, entre 9h e 12h.

Esta será a quinta edição da campanha, que é coordenada pelo Ministério Público do Tocantins e conta com adesão do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça Federal, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Sebrae. Também colaboram a Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) e a Associação dos Servidores do Ministério Público (Asamp). A Secretaria Estadual da Saúde (SES) participa enquanto gestora do Hemocentro.

A campanha Parceiros pela Vida teve início em dezembro de 2020, com a finalidade de estimular a doação periódica de sangue. Já foram cadastrados 159 doadores e existem agendamentos para as três edições seguintes, que acontecerão ainda este ano.

Por parte do MPTO, a ação é coordenada pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e pela Área de Assistência e Promoção da Saúde.