Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Instrutores, oficineiros e produtores das artes cênicas podem se inscrever para a seleção de profissionais do Circuito Estadual de Formação Cênica. Realizado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), o Circuito tem o objetivo de selecionar prestadores de serviço para realização de atividades artísticas e técnicas. Serão admitidas propostas de capacitações, formações, oficinas, palestras, debates e afins nas áreas de teatro, dança, circo, produção cultural, cenografia, iluminação cênica, sonoplastia cênica, fotografia cênica, dramaturgia, performance cênica, figurino cênico, organização jurídica para grupos cênicos, entre outros temas relacionados às artes cênicas.

As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira, 14, e seguem até o dia 11 de julho. As formações e projetos podem ser oferecidos em qualquer município tocantinense, em formato presencial ou online, pois cada artista definirá a sua proposta com número de participantes, faixa etária, público-alvo, carga horária, cidade de realização, bem como processo pedagógico de ensino-aprendizagem. Somente serão aceitas inscrições realizadas por pessoa física, a partir de 18 anos, sendo uma única proposta formativa por candidato.

Podem participar instrutores – responsáveis, entre outras coisas, pela organização e realização de capacitações e controle de frequência de alunos; produtores executivos de área – responsáveis, entre outras coisas, pela produção executiva do projeto, coordenação dos instrutores e confecção de relatório final de prestação de contas das atividades pedagógicas da sua área de atuação. O resultado da seleção será anunciado no dia 17 de julho e o regulamento completo com mais informações pode ser conferido nas redes sociais da Federação Tocantinense de Artes Cênicas.

Cachê

Haverá pagamento para os selecionados, sendo R$ 1.100,00 para os instrutores (valor por cidade/capacitação) e R$ 3.500,00 para produtor Executivo de Área (valor único). De acordo com o presidente da Fetac, o ator e produtor Kaká Nogueira, o Circuito trata da necessidade de oportunizar a todos os filiados da Federação Tocantinense de Artes Cênicas a participação no projeto, por meio de um processo transparente e democrático de seleção de propostas pedagógicas. “Pretendemos unificar a produção e organização do circuito, bem como de simplificar e agilizar processos para garantir às cidades de Norte a Sul do nosso Estado melhores projetos de capacitação, formação e afins, visando qualidade, eficiência e eficácia de serviços no campo das artes cênicas”, concluiu Kaká Nogueira.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins - Teatro; Dança; e Circo, via Lei Aldir Blanc, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Fetac

A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) é composta, atualmente, por mais de 200 profissionais das áreas de teatro, dança, stand up comedy e circo no Tocantins (grupos, companhias, coletivos, artistas individuais, técnicos e criadores profissionais da cena), representantes de cerca de 20 grupos de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. A formação se deu por uma necessidade da criação de uma instituição que represente as artes cênicas no Tocantins, do fortalecimento da cadeia produtiva local e busca por representatividade estadual do segmento.

A Diretoria Executiva da Fetac é composta pelo ator Kaká Nogueira (presidente), a bailarina Renata Souza (vice-presidente), a atriz Bell Gama (secretária), o ator George Henrique Silva (diretor regional Norte), o ator Fernando França (diretor regional Sul), o ator Lucas Justino (diretor regional Centro), o ator e produtor Nival Correia (diretor de projetos) e a jornalista e atriz Cinthia Abreu (diretora de comunicação). O Conselho Fiscal da Fetac é composto pelo ator Guilherme Vieira (Norte), pela artista circense Marcela Pultrini (Central) e o artista circense Vinícius Martins (Sul).