Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Lucas Estêvão

Foto: Lucas Estêvão

Palmas registra números positivos em geração de empregos formais. O setor da construção civil teve crescimento de 8,25% nos primeiros quatro meses de 2021, a melhor variação relativa, considerando os postos de trabalho formais de abril em comparação com os do mês de dezembro do ano passado, que fechou com saldo negativo de 2,08%. Em números absolutos, o setor de serviços registrou o maior número de novos empregos formais criados, um saldo de 1.118 novos postos de trabalho de janeiro a abril deste ano.

Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, demonstram que na área da construção, em Palmas, ocorreram 1.242 admissões e 890 desligamentos, um saldo de 352 novos postos de trabalho. Ou seja, em uma análise relativa, comparando o crescimento dos postos de trabalho, esse é o setor que registrou a melhor variação.

No setor de serviços foram registradas 4.995 admissões e 3.877 desligamentos, um saldo de 1.118 novos empregos formais, destacando-se na quantidade absoluta de novos postos de trabalho. Porém, ao avaliar o crescimento relativo do mês de abril em comparação a dezembro do ano anterior, o setor de serviços aparece em quarto lugar, com uma variação relativa de 2,54%, atrás da indústria e comércio.

No agrupamento indústria ocorreram 596 admissões e 386 desligamentos, 210 novos empregos criados e uma variação relativa de 4,6%. No comércio foram 3.413 admissões e 2.773 desligamentos, um saldo de 640 e uma variação relativa de 3,58%. Na agropecuária, 26 admissões e 17 desligamentos, saldo de novo postos de trabalho e uma variação relativa de 2,46%.

Esses números contribuíram para que Palmas alcançasse o segundo melhor resultado relativo em empregos formais entre as capitais brasileiras na variação relativa: 3,27%.

Destaques

No setor da construção, o maior número de admissões ocorreu na área de obras de edifícios e de infraestrutura, área que teve o melhor saldo, com 152 novos postos de trabalho de janeiro a abril de 2021. No setor da indústria, a maioria dos empregos foi na área de transformação. O comércio varejista também se destacou na geração de empregos, com 2.587 admissões. Na área de serviços, as atividades administrativas registraram 1.404 admissões, seguido da administração pública, em particular a área da saúde, com 1.149 admissões.