Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

Após cinco reuniões virtuais de revisão do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Tocantins (PPCDQ/TO), os membros da Câmara Técnica Permanente de Florestas (CTPF) do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovaram por unanimidade nesta terça-feira, 15 de junho, a sua primeira readequação.

Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para implementação no período 2021 - 2025, o plano tem como objetivo realizar ações e metodologias de prevenção, monitoramento e aprimoramento de comando e controle voltados para o combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios criminosos em âmbito estadual, além de enfrentar, de forma ágil e eficaz, os incêndios florestais em todo o território do Tocantins e gerar dados, informações e monitorar toda sua execução.

O Parecer Técnico foi elaborado em conjunto pelos membros da CTPF durante o encontro e sua aprovação será submetida à Câmara Técnica Permanente de Assuntos Jurídicos (CTPAJ) do Coema antes de ser encaminhada para apreciação da plenária.

O titular da Semarh na Câmara, Rodrigo Sellos, que é gerente de Informações e Inteligência Ambiental, finalizou a sessão agradecendo a participação de todos. “Foi de extrema importância a colaboração de cada membro na revisão e edição do texto de forma tão criteriosa, agora o mesmo traz metas que propiciam o fortalecimento dos órgãos e instituições ambientais do Tocantins”, pontuou.

PPCDQ

Em 2009, o Estado do Tocantins elaborou o seu primeiro Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento do Estado do Tocantins – PPCD, coordenado por uma equipe multidisciplinar e intersetorial, sob a liderança do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Em 2015, a Semarh, junto a outras instituições ligadas ao tema no estado, procedeu com a primeira revisão do PPCD. Nesse período o Tocantins vem integrando também o PPCDAM e o PPCERRADO, que são planos estratégicos setoriais para prevenção e combate ao desmatamento, liderados pelo Governo Federal com a participação dos estados integrantes desses dois biomas.