Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O debate Qualificação no Campo, tema da manhã desta quinta-feira, 17, na Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital, ressaltou a integração das pastas do Governo do Tocantins para que o Estado se posicione como agente no processo de transformação tecnológica no campo.

No encontro, o debate foi feito pelos gestores da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café; da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar (Seduc); e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda.

A secretária Adriana ressaltou sobre articulação das pastas na profissionalização dos alunos da rede de ensino do Tocantins.”. “Hoje, a tendência é um trabalho articulado para se otimizar tempo e principalmente valorizar o potencial de cada uma das pastas. Trabalhamos o componente curricular que se chama Saberes e Fazeres no campo, que é exatamente a prática e a teoria, dando oportunidade a experimentos onde as nossas escolas e as propriedades rurais são laboratórios disponíveis para os nossos alunos desenvolverem isso. E estar com esses parceiros Seagro e Ruraltins é muito importante, porque nós temos os profissionais, os professores com as áreas específicas para desenvolver esse componente curricular, mas é com a integração da Seagro e do Ruraltins que tem a técnica, os suprimentos e os equipamentos que vamos fomentar os cursos específicos de educação no campo”, ressaltou.

Para o secretário e mediador do debate, Jaime Café, “essa parceria oferece a oportunidade para que o aluno da rede pública de ensino possa conhecer o potencial do agronegócio no Tocantins e, a partir disso, se interessar em ingressar nos cursos de voltados para a área agronômica”.

Ainda sobre a parceria, o gestor do Ruraltins, Fabiano Miranda, destacou o projeto-piloto Mesa Farta na Escola. Em fase de implantação, a iniciativa é realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da integração entre Seduc, Seagro e Ruraltins, em parceria com a prefeitura municipal de Gurupi. “Esse projeto-piloto tem como finalidade a implantação de hortas comunitárias dentro da escola, onde a família colabora e também é beneficiada com o que é produzido. Nosso objetivo é estender esse programa ao maior número de municípios do Estado”, disse.

Ainda em relação à qualificação profissional no campo, os gestores abordaram sobre a implantação do Programa Ater Digital 4.0, que visa estruturar e qualificar os extensionistas para a prestação de assessoria técnica e extensão rural aos produtores com maior eficiência e qualidade.

Parceria Unicatólica

Na ocasião, o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, convidou o reitor do Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), Gillianno José Mazzeto, para firmar cooperação técnica voltada para o desenvolvimento de pesquisa, capacitação e qualificação profissional da extensão rural e dos acadêmicos.

Sobre as contribuições para o Estado do Tocantins, o reitor da Universidade Católica, Gillianno José, frisou que essa parceria vem para somar com as propostas debatidas. “As bandeiras que vocês estão levantando são as mesmas que nós acreditamos, que é a interação entre educação, sociedade e autarquias”, pontuou.

Agrotins 2021 100% Digital

Agrotins 2021 100% Digital ocorre até sexta-feira, 18, pela plataforma www.agrotins.to.gov.br. Nos dias de programação, o público terá acesso a uma programação de palestras, minicursos, workshops, biblioteca inteiramente digital de livre acesso para a comunidade, vídeos, cartilhas, fotos e notícias sobre os órgãos do Governo do Tocantins. Os conteúdos ficarão disponíveis para acesso até 30 dias após o fim da Agrotins 2021 100% Digital.