A Justiça Eleitoral do Tocantins finalizou, nessa quarta-feira, 16, o Planejamento Integrado das Eleições 2022. Todos os 20 processos mapeados pelo Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO no escopo “Gestão do Processo Eleitoral do Estado do Tocantins” foram avaliados.
O processo Ouvir o Cliente/usuários fechou o ciclo das oficinas setoriais realizadas desde o mês de maio. Para o assessor da Ouvidoria Regional Eleitoral, Henrique Romero, o trabalho é necessário para o aprimoramento das ações. “A novidade para 2022 é que pretendemos ampliar o atendimento de apoio ao eleitor de 20 para 30 servidores que vão dar suporte no atendimento pela linha 0800 da Ouvidoria Eleitoral durante os momentos de pico”, disse.
Outro processo avaliado durante a semana foi Gerir a Logística para as Zonas Eleitorais, que levou em consideração a crise de saúde pública vivida no país para avaliar os possíveis desafios em 2022. “A Justiça Eleitoral do Tocantins pretende entregar para a sociedade uma eleição cada vez mais segura, não só para o eleitor, mas também para os colaboradores e todos os envolvidos na Justiça Eleitoral. Percebemos que as tratativas necessárias de combate ao Covid-19 têm mudado toda realidade da população e a Justiça Eleitoral precisa se preparar para isso”, avaliou o coordenador de sistemas eleitorais, Fernando Mendonça.
Conforme destacou o assessor de pesquisa e qualidade do TRE-TO, José Paiva, a fase de planejamento é uma antecipação do cenário, com uma previsão em a respeito de como devem ser conduzidos os processos de realização das eleições. “A gente define as tarefas e atividades a serem feitas, bem como os prazos em que elas devem ser realizadas. O planejamento serve como um guia de orientação, como uma base de conhecimento que direciona a ação. Sem planejamento as chances de sucesso em qualquer empreitada ficam bastante reduzidas”, explicou.
Todas as sugestões de melhorias e novas tarefas pontudas durante o Planejamento Integrado das Eleições 2022 serão compiladas em relatório e encaminhadas à alta direção da Justiça Eleitoral do Tocantins.
Processos avaliados
Gerir a estratégia, Gerir o planejamento das eleições; Gerir a comunicação institucional; Prover excelência no atendimento ao cidadão-usuário; Gerir logística para Zonas Eleitorais; Monitorar o trâmite processual judicial do 1º Grau; Monitorar o trâmite processual judicial do 2º Grau; Apurar votação; Diplomar eleitos e suplentes; Gerir o orçamento; Gestão de Pessoas - alocar e desenvolver; Gerir urnas eletrônicas; Gerir bens e serviços; Prover infraestrutura tecnológica; Orientar e processar prestação de contas de campanha eleitoral; Ouvir o cliente/ cidadão-usuário; Inspecionar os cartórios eleitorais; Monitorar o cadastro de eleitores; Monitorar votação; e Auditar o funcionamento das urnas eletrônicas. (Ascom TRE-TO)