Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com foco em alertar a população sobre a necessidade de manter os cuidados de prevenção à Covid-19, a Prefeitura de Gurupi inicia nesta sexta-feira, 18, uma nova campanha de conscientização com a participação dos artistas locais. O resultado é um apelo repleto de poesia e consciência, para estimular cada cidadão a fazer a sua parte.

Segundo a Secretária Municipal de Comunicação, Nicéia Menegon, a campanha com o mote “sua vida vale muito”, traz um conceito de cuidado, empatia, proteção, coletividade, união e amor ao próximo.

A campanha tem como objetivo alertar as pessoas sobre a autorresponsabilidade, destacar que o distanciamento e isolamento social são os melhores caminhos para minimizar o contágio e a superlotação do sistema de saúde e foi pensado no envolvimento dos artistas de Gurupi para trazer essa mensagem em poesia. 

Um dos compositores da letra, Paulo Albuquerque, que já tem vasta experiência em jingles, destaca que compor essa música que traz uma mensagem da importância do autocuidado tem uma emoção diferente. “Recebemos a missão de ajudar a compor esse tema para sensibilizar o gurupiense da necessidade da atitude de cuidado, e desenvolvemos em conjunto com Chico Chokolate, João Bolo e o secretário de Saúde, Relmivan. Estamos felizes em podermos colaborar neste momento tão doloroso que estamos vivendo e acredito que esse trabalho é um elemento a mais nesse processo de sensibilizar as pessoas da importância que cada um tem para vencermos essa batalha”, destacou.

O cantor Chico Chokolate ressalta que essa campanha é muito importante e o fato de a gestão convidar os artistas demonstra sensibilidade com uma classe que é das mais atingidas pela pandemia. “É extremamente importante que nós, mesmo tão atingidos por esta pandemia venhamos explicar para as pessoas o momento difícil que estamos passando e a necessidade de obedecermos aos protocolos. Foi muito legal podermos dar esse recado, porque trabalhamos com aglomeração, então ninguém mais capaz do que nós artistas para darmos esse recado para que as pessoas se conscientizem. Façam a sua parte, porque o poder público sozinho, sem a sensibilidade de cada pessoa, não conseguirá conter esta pandemia”, pontou.

O secretário municipal de Saúde, Relmivan Milhomem, um dos idealizadores da campanha, comentou que o envolvimento de toda a sociedade é essencial e que os artistas tem credibilidade, empatia e compromisso com a qualidade de vida das pessoas. “Nesse momento ouvirmos artistas da nossa cidade, que as famílias conhecem, cria uma possibilidade muito boa de acreditação no que está sendo dito. Quando os músicos aparecem cantando uma música tratando deste assunto a mensagem chega com mais clareza e com mais credibilidade. São os artistas dando sua colaboração para conter o avanço da pandemia”, argumentou.

Entusiasmada com a campanha, a prefeita Josi Nunes comenta que o momento é difícil e que o envolvimento dos artistas traz engajamento à esta sensibilização. "Estamos passando por um momento muito delicado, o envolvimento dos nossos artistas, uma das classes mais impactadas, é fundamental para sensibilizarmos os gurupienses aos cuidados que a pandemia requer", finalizou.