Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Regiane Rocha

Dados do Ranking Abes da Universalização do Saneamento 2021 aponta que Palmas coleta 100% dos resíduos sólidos produzidos pelo município e faz a destinação adequada de todo esse material, se destacando no cenário nacional. Entre as capitais, Palmas está em nono lugar no ranking geral de saneamento, rumo à universalização, ficando em primeiro lugar na região Norte. A capital tocantinense ficou à frente de grandes cidades como: Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE) e São Luís (MA).

A 5ª Edição do Ranking Abes analisou os dados de 1.670 municípios, cerca de 70% da população brasileira. O levantamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), divulgado no último dia 15, tem como objetivo identificar o quão próximo os municípios estão da universalização do saneamento e os impactos da ausência dessa política na saúde dos brasileiros..

“Palmas lidera há um tempo, por meio do trabalho dos seus servidores públicos, na coleta e no tratamento dos resíduos sólidos, tendo hoje um aterro sanitário modelo. Indo além, a Prefeitura de Palmas tem implantado ações importantes de educação ambiental, incentivando a população a fazer a separação dos produtos recicláveis e ecopontos para coleta de pneus e óleo de cozinha”, destaca o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Adão Maia.

Maia detalha que existe um trabalho diário de monitoramento, cobertura de resíduos, tratamento do chorume, realizações de análises e controle ambiental rígido. “Construir e manter um aterro sanitário é fundamental para a saúde e qualidade de vida da cidade, por isso é muito importante que as pessoas contribuam produzindo uma menor quantidade de resíduos ao aterro”, explica o superintendente, ressaltando que a gestão municipal tem atendido a demanda por coleta de resíduos em todo o município, área urbana e rural.

A gestão municipal desenvolve ações de incentivos de reciclagem, como os ecopontos de coleta seletiva, de recolhimento de pneus inservíveis e óleo de cozinha que não será mais utilizado. A cidade também tem ecoponto de recolhimento de galhadas, que são trituradas e reaproveitadas para adubar os canteiros e jardins públicos.

Água e esgoto

Também com índices positivos, Palmas atende 98,42% da demanda por abastecimento de água e 85,67% com coleta de esgoto, sendo que 80,35% desse esgoto coletado recebe tratamento. Esses serviços são prestados pela empresa, por meio de concessão, BRK Ambiental. A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP), realiza o acompanhamento dos investimentos realizados pela concessionária de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, tendo como referência as metas dispostas no contrato de concessão e no Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

A ARP iniciou, no primeiro semestre deste ano, as discussões em relação ao manejo de resíduos sólidos e atualmente conduz o estudo para a elaboração da primeira Nota Técnica de condições gerais de prestação dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Confira o estudo completo aqui

Saneamento:  raio-X de Palmas:

9º lugar no RANKING das Capitais

Abastecimento de água: 98,42%

Coleta de esgoto: 85,67%

Tratamento de esgoto: 80,35%

Coleta de resíduos sólidos: 100%

 Destinação adequada de resíduos sólidos: 100%