Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Henrique Lopes

Com a presença do governador Mauro Carlesse no encerramento da estadia do 7º Sertões Séries Baja Jalapão em São Félix, as instituições parceiras comemoraram, no último sábado, 19, o sucesso das ações do Governo do Estado na organização logística, estrutural e de segurança da prova. Os competidores do rally nas categorias carros, motos, quadriciclos e UTVs percorreram mais de 1.400 km em quatro dias, sendo 909 km de trechos cronometrados. 

Recepcionado em São Félix pelo CEO do Rally Sertões, Joaquim Monteiro, e pela diretora comercial Leonora Guedes, o governador agradeceu a parceria que garantiu o 7º Sertões Séries no Jalapão, além de enfatizar o trabalho das pastas que enviaram suas equipes: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), secretarias de Saúde, Infraestrutura, Governo e Comunicação, coordenadas pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). A parceria também contou com o Sebrae Tocantins, Energisa e prefeitura de São Félix.

Joaquim e Leonora enfatizaram a parceria de anos entre a organização do Sertões e o Governo do Tocantins e revelaram que em 2022 as competições prometem ser ainda mais emocionantes, com etapa no Estado, visto que serão comemorados os 30 anos do Sertões. Prevista para esta segunda, a prova Baja Jalapão 500 Milhas foi cancelada e a 29ª edição do Sertões será realizada integramente na região Nordeste, no mês de agosto.

Balanço positivo

O balanço das ações do Governo do Tocantins durante a passagem do rally por São Félix é considerado positivo por todos os órgãos envolvidos.

De acordo com o Coronel BM Ornelas, comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), as ações de prevenção alcançaram moradores, organização e competidores. A corporação também realizou, nos dias 16 e 17, palestras para 78 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos.

O CBMTO foi acionado somente em duas ocasiões, para atendimento a um integrante da organização com ferimento leve e apoio ao atendimento a um competidor acidentado. Também acompanhou a premiação na Vila Pinambi, em Mateiros.

De acordo com o Tenente Coronel Braga, responsável pela segurança local durante a competição, a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) realizou o policiamento ostensivo geral no circuito e aproximação com os turistas e participantes do rally para orientações e se colocando a disposição dos participantes, sem registro de ocorrências de maior gravidade.

O gerente comercial da ATS, Bruno Queiroz, enfatizou as melhorias no Sistema de Abastecimento de Água de São Félix, instalação de bebedouro, lavatório móvel para atendimento na unidade médica de apoio, a revitalização das áreas do reservatório elevado, além do suporte presencial para atender a demanda no aumento do consumo de água durante a realização do evento.

Já o Detran atuou na interdição das vias para montagem da estrutura, no controle e organização do fluxo de veículos e acesso ao local do evento, apoio na delimitação de perímetro para pouso de paraquedista na rua, além de ações educativas, com teatro de fantoches para cerca de 100 crianças de 5 a 13 anos, montagem da minicidade com explicação de normas de circulação e conduta para crianças, brincadeiras com bonecos, palestra para cerca de 15 jovens e adultos quanto ao uso de bebidas e direção.

“Com apoio de cada parceiro, Sertões, Governo do Estado e prefeitura conseguimos entregar a praça de alimentação decorada, com barraqueiros organizados e capacitados, e com uma engenheira de alimentos acompanhando diariamente os cuidados com os protocolos de segurança”, lembrou a consultora técnica do Sebrae, Admary Monteiro, ressaltando que foi inaugurado ponto de atendimento em Mateiros, e lançado o projeto Energia para Crescer em Mumbuca, com parceria da Energisa.

“A mobilização envolvendo vários parceiros, público e privados, para garantir o suporte ao Baja Jalapão demonstrou que o Estado está preparado para receber grandes eventos, dentro de protocolos de segurança e proteção à saúde dos participantes e moradores locais”, ressaltou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ao agradecer todos os profissionais envolvidos, em especial a equipe da Agência.