Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Já são 31.500 novos peixes no Lago Azul com a soltura de mais 7.500 alevinos, nesta terça-feira, 22. A ação integra o Projeto Lago Vivo, realizada pela Prefeitura de Araguaína em parceria com a Rede de Supermercados Campelo, e faz parte também da Semana do Meio Ambiente. Até sexta-feira, 25, a programação segue com oficinas com recicláveis, apresentações musicais on-line, limpeza de lixo e concurso de ecologia.

Para a secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Fernanda Ribeiro, esse trabalho ajuda a aproximar a população do lago. “Se há vida, significa que a água não é poluída. Além disso, durante a construção da Via Norte fechamos vários esgotos clandestinos no Neblina e mesmo antes os testes de qualidade da água na região da Praia da Via Lago já indicavam que era própria para banho”.

Entre os alevinos criados em tanques que foram soltos estão os das espécies tambatinga (caranha), piau e surubim. Eles são integrados na natureza com desenvolvimento avançado para ajudar na sobrevivência e consequentemente no crescimento populacional do lago. O monitoramento aponta uma evolução dentro dos parâmetros para alevinos em áreas abertas, sendo que algumas amostras já atingiram mais de um 1 kg.

Outra ação de recuperação da vida no local foi realizada nessa segunda-feira, 21. As equipes do Meio Ambiente plantaram 30 mudas de árvores nativas em uma nascente do Rio Lontra que fica na Via Lago, ao lado da Rua do Bosque. O plantio das espécies de açaí, buriti, imbaúba, ingá, cajá e ypê vão ajudar a evitar erosão e trabalhar a revitalização da área verde.

Pesca esportiva

O projeto também busca a aproximação da população ao lago com a regulamentação da pesca esportiva no local, com regras e documento gratuito disponíveis no site http://pesca.araguaina.to.gov.br/. O morador pode se divertir usando anzol, chumbada, linha, vara ou caniço, molinete, carretilha ou similar, iscas artificiais e naturais, sendo obrigatória a prática do pesque e solte.

Semana do Meio Ambiente

Na tarde desta terça-feira, 22, está sendo realizada uma oficina de recicláveis com as crianças da Creche Cora Coralina, no Setor Costa Esmeralda. Na sequência da semana do Meio Ambiente, na quarta-feira, 23, haverá um Sarau Ambiental on-line, transmitido pelas mídias sociais, tendo como cenário o Eco Parque Cimba. Na quinta-feira, 24, uma limpeza do Lago Azul será realizada, e no encerramento da programação, na sexta-feira, terá o lançamento do Concurso Cidade verde, cidade viva.

Programação

Dia 22 (terça-feira)

8h – Soltura de alevinos para o repovoamento do Lago Azul (Orla da Via Lago);
14h – Oficina de recicláveis (Creche Cora Coralina, Setor Costa Esmeralda).

Dia 23 (quarta-feira)

17h – Sarau Ambiental no Eco Parque Cimba com transmissão nas mídias sociais.

Dia 24 (quinta-feira)

7h – Limpeza do Lago Azul. 

Dia 25 (sexta-feira)

15h – Lançamento do concurso Cidade verde, cidade viva (Gabinete da Prefeitura, Setor Anhanguera).