Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Tocantins vai receber pouco mais de 10 mil doses da Janssen em primeira remessa

Tocantins vai receber pouco mais de 10 mil doses da Janssen em primeira remessa Foto: FREDERIC J. BROWN/AF

Foto: FREDERIC J. BROWN/AF Tocantins vai receber pouco mais de 10 mil doses da Janssen em primeira remessa Tocantins vai receber pouco mais de 10 mil doses da Janssen em primeira remessa

A prefeita de Palmsas, Cinthia Ribeiro (PSDB), lamentou o não cumprimento da promessa do Ministério da Saúde (MS) de entregar 21 mil doses da vacina da Janssen contra a covid-19. Por causa disso, segundo ela, não será possível ampliar a cobertura vacinal e dar início à imunização de pessoas com mais de 30 anos sem comorbidades.

Segundo a prefeita, o mutirão de 24 horas que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) havia organizado para vacinar todo o grupo prioritário não será mais realizado. “Estávamos com muita esperança nas 21 mil doses da Janssen. O mutirão 24h organizado para vacinarmos todo o público prioritário e avançarmos até 30 + sem comorbidades. Vamos ter que cancelar a programação. Só chegarão no Tocantins 10.250 doses e serão divididas entre Palmas, Araguaína e Gurupi”, lamentou.

No início deste mês a gestora divulgou o mutirão de vacinação após o Ministério da Saúde confirmar que anteciparia a entrega de 3 milhões de doses do imunizante para as capitais.

“Avançar sem doses suficientes é impossível! Toda hora nosso plano de imunização é refeito devido à frustração no número de doses recebidas. Quem não entende como é o processo ainda cobra da prefeitura a solução”, lamentou a prefeita.

O estado vai receber uma quantidade de vacinas da Janssen bem abaixo da esperada. As 10.250 doses vão chegar na madrugada desta sexta-feira, 25. O governo do estado informou que o lote será dividido entre as 3 maiores cidades de maneira proporcional.

A primeira remessa da vacina produzida pela Johnson & Johnson, com 300 mil doses, chegou ao Brasil na última terça-feira, 22. De acordo com o Ministério da Saúde, o contrato do Governo Federal com a empresa prevê 38 milhões de doses do imunizante da Janssen até o fim do ano.