Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A iniciativa do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, em estabelecer parcerias com os seis estados limítrofes, criando uma agenda de trabalho cooperativa para levar obras e projetos aos municípios localizados nas divisas do Tocantins com os estados de Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão, Piauí e Bahia, foi apresentada na tarde dessa quarta-feira, 23, ao governador do Maranhão, Flávio Dino. A apresentação foi realizada pelo secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, no Palácio dos Leões, sede do governo maranhense em São Luís (MA).

Com êxito, o governador do Maranhão, Flávio Dino, deu sinal verde ao Projeto de Integração Geopolítica Interestadual e pré-agendou uma visita ao Tocantins nos dias 22 e 23 de julho. Na oportunidade, Flávio Dino pretende conhecer o Jalapão.

O novo projeto, elaborado pelo governador Mauro Carlesse, busca a efetivação de políticas públicas capazes de gerar benefícios concretos para os estados. A iniciativa foca em oito áreas: saúde, infraestrutura, agronegócio, economia, segurança pública, turismo, ciência e tecnologia da informação e fronteiras.

Na reunião, o secretário Tom Lyra reforçou a recuperação econômica de ambos os Estados pós-pandemia. “Em atenção às diretrizes apontadas pelo governador Mauro Carlesse, no sentido de fortalecer parcerias e endossar a recuperação econômica pós-pandemia, apresentei este importante projeto ao governador Flávio Dino. Sabemos que os dois estados, Tocantins e Maranhão, além de estabelecerem fronteiras, possuem características semelhantes e interesses em comum. Nesse sentido, poderemos buscar soluções e efetivar políticas públicas em conjunto”, explicou o secretário Tom Lyra, atribuindo o resultado positivo da agenda ao governador Mauro Carlesse.

Ações previstas

A princípio, as cooperações se darão em pontos específicos. Com o Maranhão, estão previstos o desenvolvimento de ações voltadas ao escoamento das produções e o melhor aproveitamento da Ferrovia Norte-Sul e do Porto de Itaqui.

Com a Bahia, estão previstas ações voltadas à produção agrícola e ao turismo interestadual. A parceria com o Piauí também se dará por meio do turismo, além das energias renováveis.

Com o Pará, serão firmadas parcerias nas áreas de produção mineral e aprimoramento das vias de acesso. A mobilidade entre estados também fará parte da parceria com o Mato Grosso, além de ações voltadas ao agronegócio.

Por fim, com o estado de Goiás, serão desenvolvidas parcerias para o desenvolvimento das produções agrícolas e minerais, barreiras de fiscalização e turismo.