Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki

A cultura, do pop ao popular, do contemporâneo à tradição, a nossa arte, gostos e costumes, estão em foco no novo projeto da Fundação Cultural de Palmas (FCP), o podcast ‘Curta Palmas’, programa em áudio e vídeo sobre o movimento cultural palmense. No primeiro episódio, lançado nessa quinta-feira, 24, Dia de São João, Cláudio Maranhão, um dos fundadores do movimento junino em Palmas, conta histórias do arraiá. O Curta Palmas está disponível no portal www.curtapalmas.com.

Apresentado por Markinhos Rocha, o Curta Palmas será um espaço aberto para todos os fazedores da cultura local, um movimento formado por diversos atores, gente que chegou aqui há tempos ou que acabou de desembarcar, que de forma leve e descontraída poderá falar sobre seus projetos e contar histórias dos bastidores.

“A finalidade do programa é aproximar o público de quem faz arte e cultura na cidade. É um projeto da FCP, mas não é um programa institucional, burocrático. Estamos nos apropriando das diversas mídias para levar a cultura em todas as suas linguagens, para o maior público possível”, afirma o presidente da FCP, Giovanni Assis.

Episódio 1 - Histórias do Arraiá

No programa de estreia, o Curta Palmas apresenta o ‘Histórias do Arraiá’, um bate-papo com o pioneiro do movimento junino da Capital, presidente da Cafundó do Brejo, quadrilha 11 vezes campeã no Arraiá da Capital, Cláudio Maranhão.

Palmas era poeira e mato, mas já começava sua primeira tradição. Nascia em 1993 o Arraiá da Capital, acontecendo na Feira da Arse 31, na época um galpão no meio do mato. O ar de roça combinava com a festança caipira, que 28 edições depois se tornou o maior evento popular da região. Quer saber mais sobre essa história? Dá o play no Curta Palmas.