Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico no Estado do Tocantins (CDE-TO) realizou na manhã dessa terça-feira, 20, sua 99ª Reunião Ordinária. O encontro, liderado pelo secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, ocorreu de forma online, atendendo às medidas de prevenção contra a Covid-19, com o objetivo de aprovar os incentivos fiscais tanto para implantação quanto para expansão de empresas no Estado.

Ao todo, foram aprovados 6 novos benefícios fiscais para empresas dos setores de comércio e atacadista de medicamentos, agronegócio e mineração.

No decorrer da reunião, os conselheiros demonstraram entusiasmo com o potencial das novas empresas. Para o secretário Tom Lyra, a pujança econômica do Tocantins é reflexo do empenho do governador Mauro Carlesse, no sentido de fortalecer os mais diversos setores produtivos do Estado. “O Tocantins se destaca não só pelo aspecto logístico, mas também pela segurança política e jurídica, resultando diretamente na expansão das empresas aqui instaladas e na atração de novos negócios para o Estado”, pontuou o gestor.

Outro ponto destacado pelo secretário, foi a velocidade do tempo entre a solicitação e a liberação do Termo de Acordo de Regime Especial (TARE), que dura, em média, 42 dias. “Essa sinergia entre a Secretaria da Fazenda, os conselheiros, e a própria Sics, é um reflexo da gestão que o governador Mauro Carlesse tem empreendido, que visa desburocratizar processos, permitindo que mais investidores procurem o Tocantins para implantar suas empresas”, concluiu. 

As 6 empresas que tiveram os incentivos fiscais aprovados foram: Cerealista Santa Fé, Sttone & Espato Brasil, Formacal - Formoso Mineração de Calcário, MSB Minerações, Camil Alimentos S.A, Hospdrogas Comercial.