Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Matheus Alcântara

Foto: Matheus Alcântara

A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços recebeu nesta semana empresários para a cerimônia de assinatura de contratos de concessão de incentivos fiscais. Os benefícios foram aprovados durante a 109ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CDE-TO). Na ocasião foram concedidos incentivos referentes às modalidades implantação e expansão. A expectativa é de que com os benefícios, as empresas gerem o total de 577 novos postos de trabalho.

Participaram da ação os representantes das empresas Paraíso Metalúrgica Ltda, Aço Paraíso Ltda, TF Alimentos Ltda, Cerealista Fortaleza Ltda, Calta Calcário Ltda, Minerva S.A, Itafós Arraias Mineração e Fertilizantes S.A, SPA Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, Pet 's Company Ltda e Panpharma Distribuidora de Medicamentos. Os empreendimentos são referentes aos municípios de Paraíso do Tocantins, Lagoa da Confusão, Taguatinga, Araguaína, Arraias, Palmas e Gurupi.

Para o empresário Antônio Carlos, da empresa Aço Paraíso Ltda, o benefício fiscal viabiliza a competitividade e o aumento da produtividade do empreendimento. “Com o benefício igualamos a nossa competitividade a dos nossos concorrentes no estado. Isso nos ajuda a trazer a matéria e transformá-la aqui na região, com isso podemos gerar empregos e garantir retorno para os nossos investimentos”, afirmou o empreendedor.

De acordo com empresário Nilson Alves, da Minerva S.A, que obteve incentivo na categoria expansão, a ação representa maior presença da empresa no comércio nacional e internacional. “Nós atuamos na linha de comércio internacional e a cada dia buscamos melhorar para ganhar novos países, novas habilitações e sem o incentivo não temos como fazer isso”, explicou Nilson Alves.

Representando a composição do conselho, o conselheiro e gestor da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, falou da importância da atuação do CDE-TO em prestar apoio ao empreendedor, buscando a valorização e fortalecimento do Tocantins.

“Esse é um momento especial, ficamos muito satisfeitos ao aprovar essas concessões de incentivos, porque sabemos que isso vai resultar em muitos empregos e também novas oportunidades de desenvolvimento para o Tocantins”, disse Jaime Café.

Na ocasião, o gestor da Sics e presidente do CDE-TO, Carlos Humberto Lima, reforçou a relevância da ação empresarial no Tocantins, como um dos principais pilares do crescimento social e econômico de toda a região.

“Trabalhamos sistematicamente de forma conjunta para que a gente construa um cenário ainda mais propício para a atração de investimentos e fortalecimento da ação empresarial. Quando os empresários nos encaminham seus projetos de viabilidade econômica, nossa equipe realiza um trabalho criterioso para analisar e verificar se essas solicitações atendem requisitos importantes com sustentabilidade e geração de empregos. Dessa forma, oferecemos estímulo ao empreendedor e garantimos maior crescimento socioeconômico”, afirmou Carlos Humberto Lima.