Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma nova turma com 66 vagas gratuitas para estudantes que concluíram o ensino fundamental e querem terminar o ensino médio está com inscrições abertas no Serviço Social da Indústria (SESI) em Palmas. A EJA pode ser cursada por quem possam cumprir o calendário escolar e comparecer aos encontros presenciais 1 vez por semana. 

A modalidade apresenta como diferencial no Sesi o aproveitamento de conhecimentos dos alunos como o resultado de provas como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), entre outras formas de análise que encurtam o período de conclusão para pessoas a partir de 18 anos.

Nesta análise, denominada Reconhecimento de Saberes, o estudante apresentará ainda aos professores conhecimentos adquiridos na sua vida pessoal e profissional abrangendo as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Para a realização da atividade a equipe do Sesi acompanha e prepara o aluno por cerca de 20 dias no preenchimento das atividades.

Caso seja comprovado o conhecimento nas áreas exigidas por meio de seu bom desempenho o estudante poderá eliminar algumas áreas do conhecimento ou até mesmo finalizar o Ensino Médio durante esses 20 dias. Caso seja preciso cursar mais disciplinas, a equipe pedagógica estipula a grade que o aluno terá que cursar para concluir o ensino médio, o que pode ocorrer em um período máximo de 1 ano e meio. 

Aulas

As aulas vão ser transmitidas por meio da plataforma do Sesi Educação, sendo 80% de forma on-line e 20% presencial. Durante a pandemia, o calendário presencial acompanha a liberação das aulas pelos municípios, sendo priorizados os conteúdos on-line no início das atividades previstas para o 2º semestre.

As turmas são divididas por área de conhecimento, possuem tutoria on-line e para facilitar o acesso à internet o Sesi dispõe de Laboratório de Informática disponível ao aluno no polo, na unidade móvel ou na Indústria do Conhecimento para realização dos estudos.

Matrículas

Os interessados em se inscrever na EJA do Sesi devem estabelecer contato com o Sesi por meio dotelefonee apresentar a documentação pessoal exigida, fotos 3x4 e comprovante de escolaridade no atendimento da secretaria da Unidade. O Sesi Palmas fica localizado na quadra Quadra ACSE 1 (104 Sul), Rua SE 5, Lote 01, Conjunto 4 (ao lado do Food Park Soho, em frente à praça dos Girassóis).