Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), estão sendo realizadas desde do 3 de junho oficinas de capacitação voltadas a área de artes cênicas. A iniciativa faz parte do projeto Rota – Oficinas de capacitações, da Cia Coletivo Agulha Cenas. As oficinas já foram realizadas, no formato online, para as cidades de Porto Nacional e Miracema. A próxima etapa acontece nesse sábado, 10, das 14h às 17h, destinada aos participantes de Palmas.

De acordo com a produtora do Rota – Oficinas de capacitação, Renata Souza, o projeto consiste no compartilhamento de conhecimentos e experiências de profissionais que possuem parceria com o coletivo Agulha Cenas e atuam nas diversas áreas técnicas. Serão seis oficinas ministradas, no formato online, com envio de apostila e bolsa no valor de R$ 300,00 para os alunos destaques.

Durante as oficinas serão abordados temas voltados ao teatro, cenografia e figurino, iluminação cênica, sonorização e contrarregragem, fotografia cênica, além de escrita e elaboração de projetos culturais. O projeto é destinado aos profissionais artistas/técnicos amadores ou semiprofissionais que atuam junto a grupos de teatro, companhias, coletivos ou agremiações comunitárias com atividades ligadas a artes cênicas.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto voltado à arte cênica contribui para capacitar e formar profissionais tocantinenses. “ Arte cênica propõe entretenimento, ensinamentos e nos ajuda a conhecer mais sobre a nossa própria cultura, além de contribuir para gerar emprego e renda, conforme estabelece o governador Mauro Carlesse”, enfatizou Mariano.

O projeto é uma realização do Coletivo Agulha Cenas que foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins - Dança, via Lei Aldir Blanc, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.