Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A autuação ocorreu após denúncia de consumidor

A autuação ocorreu após denúncia de consumidor Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A autuação ocorreu após denúncia de consumidor A autuação ocorreu após denúncia de consumidor

O Procon Tocantins autuou a concessionária de água BRK Ambiental após denúncia de má prestação de serviço e falhas nos canais de atendimentos aos consumidores. A denúncia aconteceu nessa quarta-feira, 7. 

Segundo os relatos, desde o último dia 2 de julho que consumidores estão tentando entrar em contato com a BRK para tentar solucionar problemas e não consegue atendimento por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O decreto Nº 6.523/2018 determina que O SAC estará disponível, ininterruptamente, durante vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, ressalvado o disposto em normas específicas.

Ainda de acordo com as informações, após várias tentativas por meio do WhatsApp e ainda por e-mail, o consumidor ligou no telefone 0800, e o atendente informou que não era possível resolver o problema e insistiu que somente via o SAC.

"É um absurdo uma pessoa ficar cinco dias tentando falar com a BRK e não conseguir. Estamos falando de um serviço essencial, isso é inadmissível. A Lei 8.078.90 determina que os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos", explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

A BRK tem 10 dias para apresentar defesa e justificar porque o SAC não está funcionando. É válido lembrar ainda que Portaria nº 155/ 2021, no art. 3º "O atendimento ao consumidor deverá ocorrer, durante o período de suspensão, por canais alternativos que possibilitem a resolução de problemas sem a necessidade de exposição aos riscos de contaminação de operadores dos SACs, devendo ser priorizado o atendimento de urgência e de emergência".