Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O secretário Bruno Barreto destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo para capacitação dos servidores

O secretário Bruno Barreto destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo para capacitação dos servidores Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O secretário Bruno Barreto destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo para capacitação dos servidores O secretário Bruno Barreto destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo para capacitação dos servidores

Oferecer um sistema integrado de ações educativas com foco na capacitação dos servidores públicos, respeitando as necessidades e as características de cada área da gestão pública. É com esse objetivo que o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Administração (Secad), reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 12, para alinhar as propostas de colaboração da Rede de Capacitação Estadual.

“Estamos desenvolvendo toda uma reestruturação em termos de gestão de pessoas no governo Mauro Carlesse, e acredito que possamos avançar muito na qualificação dos nossos servidores, a partir da colaboração com outras entidades pretendemos elevar os padrões de qualificação”, frisou o secretário da Administração, Bruno Barreto.

Com a participação de representantes de 16 órgãos, o encontro serviu para apresentar as diretrizes que constam no projeto, como a formação de subgrupos de trabalho em três áreas de atuação.

A diretora de Gestão e Capacitação Continuada, Katia Gomes, destaca que os subgrupos são instrumentos essenciais para o desenvolvimento do projeto. “Por meio dos Subgrupos de trabalho teremos uma divisão de tarefas, no que concerne ao planejamento e execução das atividades, essa é uma maneira eficiente para que cada integrante possa contribuir de forma significativa com suas experiências”, ressaltou.

O Projeto

Para alcançar a participação de outras entidades a Diretoria de Gestão e Capacitação Continuada (Dicap), realizou uma pesquisa com os parceiros com intuito de criar um sistema integrado de ações educativas, que ofereça cursos diversificados e de interesse comum.

Segundo a diretora, Katia Gomes, devido ao interesse de outros órgãos e entidades estaduais que trabalham com formação e aperfeiçoamento profissional dos servidores foi criada a Rede de Capacitação Estadual. “Nosso objetivo com a Rede é promover o compartilhamento de conhecimentos, incentivando trabalhos em parceria que atendam de forma igualitária e satisfatória a todos os participantes”, frisou.

A Rede de Capacitação Estadual além de interligar as unidades de capacitação do Poder Executivo Estadual e demais instituições, vai minimizar o custo operacional de cursos com conteúdos programáticos semelhantes que são promovidos por mais de uma unidade administrativa. Como também, ofertar maior variedade de capacitações associada à redução de despesas.

Parceiros

A Rede de Capacitação Estadual é constituída pelas Pastas que têm unidades de educação e capacitação continuada de servidores.

Fazem parte da Rede: Agência de Tecnologia da Informação; Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins; Controladoria-Geral do Estado; Defensoria Pública do Estado do Tocantins; Ministério Público do Estado do Tocantins; Procuradoria-Geral do Estado; Secretaria da Administração; Secretaria da Cidadania e Justiça; Secretaria da Educação, Juventude e Esportes; Secretaria da Fazenda; Secretaria da Saúde; Secretaria da Segurança Pública; Secretaria do Trabalho e; Desenvolvimento Social; Tribunal de Contas do Estado do Tocantins - Instituto de Contas; Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins - Escola Superior da Magistratura Tocantinense – ESMAT e Universidade Estadual do Tocantins.