Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Já está no ar o Sistema de Atualização de Cálculos Judiciais Eletrônico (Planjud Web) implementado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Por meio da nova ferramenta, jurisdicionados e advogados conseguem, de maneira pública, estimar valores que podem ou não serem introduzidos nos autos processuais.

A chefe da Contadoria Judicial Unificada (Cojun-TJTO), Debora de Brito Ribeiro, explicou que a ferramenta vai agilizar bastante o trabalho da Contadoria nas gerações de cálculos para os processos do sistema EProc. “A Planjud Web é bastante completa naquilo que se propõe, sendo possível nela realizar cálculos da Fazenda Pública e de Débitos Gerais. A intenção é de que a ferramenta seja amplamente utilizada pelas partes interessadas, acarretando a consequente redução de envio de processos à Cojun para realização de simples cálculos, uma vez que o próprio advogado pode juntar a memória de cálculo da ferramenta institucional, elaborada com a metodologia utilizada pela Contadoria Judicial”, afirmou.

No mesmo sentido, o diretor de Judiciário, Wallson Brito, destacou que a nova ferramenta vai padronização e dar maior confiabilidade aos cálculos judiciais. “Esse sistema já vinha sendo desenvolvido há bastante tempo pelo Tribunal de Justiça, pois é muito importante para a nossa própria força de trabalho. Ele foi desenvolvido junto com os contadores da Contadoria Unificada e vai facilitar muito tanto o trabalho dos usuários internos, quanto dos externos”, destacou.

O link

Por meio da ferramenta, que pode ser acessada no link: https://app.tjto.jus.br/planjud/PublicoCalculoGeral, é possível gerar cálculos de multas e honorários advocatícios, fazer correção monetária de juros de mora, entre outros.

Como era

Anteriormente, os contadores da Cojun-TJTO contavam apenas com sistemas externos e planilhas de Excel para gerenciar os cálculos, muitas vezes tendo que utilizar mais de uma dessas ferramentas para compor os valores finais, o que dificultava o armazenamento, geração de relatórios, entre outros.

"O objetivo, com a implementação da Planjud Web, foi criar um software robusto e completo, no entanto, neste primeiro momento, apenas um módulo foi desenvolvido. Posteriormente outros módulos serão disponibilizados aos usuários internos, o que significa dizer, que mesmo com a nova ferramenta de cálculos de atualização, a Contadoria continuará se utilizando de planilhas do Excel, a depender do caso", concluiu a chefe da Cojun-TJTO, Debora de Brito Ribeiro.

O desenvolvimento da ferramenta contou com apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJTO (Dtinf) e dos servidores do Cojun-TJTO, Niely Talles Tavares de Sá, Debora de Brito Ribeiro e Marcelo Adriano Rodrigues.

Justiça para Todos

Facilitar o acesso pleno do cidadão ao Poder Judiciário e agilizar os trâmites processuais são objetivos que integram o projeto Justiça para Todos, carro-chefe da gestão do desembargador João Rigo Guimarães à frente do TJTO.