Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros

A partir desta sexta, 23, a ala Pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), iniciou os atendimentos de pacientes infantis, utilizando a estrutura moderna e ampla do pronto socorro e ala de internação. O novo espaço conta com suporte de profissionais de todas as especialidades do HGP e dispõe de exames clínicos, laboratoriais e Imaginologia próximos, visando ofertar com mais eficiência e rapidez tais serviços.

O processo da mudança do Hospital Infantil para as novas instalações na Ala Pediátrica do HGP foi uma operação planejada que durou três dias e contou com cerca de 200 profissionais no apoio. Foi estabelecida uma logística de transporte que oferecesse segurança aos 20 pacientes transferidos da unidade antiga para a atual. Além disso, a UTI pediátrica já estava em funcionamento há mais de dez dias, quando as crianças que já estavam internadas no HGP, foram acomodados na nova ala. “Nesta nova etapa da mudança, primeiramente foi instalada a internação pediátrica e, em seguida, foram abertas as atividades no pronto socorro. Dessa forma, o nosso objetivo foi alcançado plenamente", destacou o técnico da área de planejamento, o coordenador da equipe de implantação do serviço de pediatria do HGP, Ullannes Passos Rios.

A médica pediatra Karla Noleto ressalta que, "nesta mudança priorizamos a segurança das crianças durante a transferência, e não havia nenhum paciente em estado grave, uma vez que todas apresentavam quadro estáveis". A médica ainda salientou que, "este novo local vem trazer mudanças em todos sentidos, para os pacientes e servidores. Com a ampliação do número de leitos, seguindo toda uma logística e fluxo de atendimento, só veio somar a saúde pública no Estado", declarou.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini celebra a boa condução da transferência dos pacientes e ressalta que inicia uma nova fase dos atendimentos pediátricos no Estado.  “Palmas já era referência em pediatria e agora iremos ofertar para população uma melhor estrutura e mais serviços disponíveis, com uma gama de profissionais altamente qualificados. Ampliamos os números de leitos de UTI pediátrico e melhoramos todas as acomodações dos pacientes, investimento que melhora a qualidade dos serviços”, disse.