Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Um sucesso a primeira etapa do concurso da Antologia Tocantina 2021 – José Gomes Sobrinho. Foram mais de 600 poemas inscritos, sendo habilitados 417 de um total de 129 inscrições. A proposta do escritor, jornalista e gestor cultural Ronaldo Teixeira, aprovada no Edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins, entrará agora na sua segunda etapa, qual seja, a seleção dos melhores textos que comporão o livro-antologia e a definição dos cinco primeiros colocados que receberão o montante de R$ 7.500,00. A previsão é de que os vencedores e os poemas selecionados para o livro deverão ser anunciados no final de agosto ou na primeira semana de setembro desse ano e a premiação e lançamento da obra literária em outubro, em Palmas, capital. Mais informações pelo telefone ou pelo e-mail pretextooficina@gmail.com.

De acordo com Ronaldo Teixeira, a participação dos poetas do Tocantins foi muito boa. "Tivemos 129 inscritos, sendo que 104 estão habilitados, ou seja, cumpriram com o regulamento que era simples e de fácil entendimento, e um total de 417 poemas serão submetidos à comissão julgadora agora em agosto para, daí, sabermos os vencedores da premiação em dinheiro – os cinco primeiro colocados – e os textos que comporão a antologia”, disse o organizador.

Inscrições por municípios

O município tocantinense com mais números de inscritos foi Palmas, com 61; depois Araguaína e Porto Nacional, com sete; Gurupi, e Paraíso do Tocantins e Araguatins, com quatro. O certame recebeu ainda inscrições das cidades de Miracema do Tocantins, Miranorte, Lajeado do Tocantins, Cristalândia, Talismã, Augustinópolis, Cariri do Tocantins, Filadélfia, Divinópolis do Tocantins, Arraias, Guaraí, Pequizeiro, Colmeia, Jaú do Tocantins, Taguatinga, Tocantínia e Xambioá.

Ainda de acordo com o realizador, teve inscrição de outros estados e até do exterior. “Por um lapso no questionário do Google, por alguns dias, o texto do pequeno regulamento não ficou acessível. Assim, tivemos inscrições de Luanda e de estados brasileiros como São Paulo, Amazonas, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Sergipe, Goiás, Rio de Janeiro e do Pará. Infelizmente – e agradeço esses participantes e conto também com a compreensão deles – tivemos que inabilitá-los, já que o concurso é resultante do Edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins, ou seja, o dinheiro aplicado no Projeto deve ser pulverizado no próprio estado de origem da ação”. E ainda frisou que como medida de simplificação, o uso de pseudônimo foi abolido. “Em discussão com a equipe dos cinco jurados, decidimos não adotar o pseudônimo, por isso, as listas com os nomes completos”, finalizou Ronaldo Teixeira.

Listas dos habilitados e inabilitados

As listas completas contendo todos os 104 poetas habilitados e os 15 inabilitados estão disponíveis na página do Facebook do Projeto, clicando aqui. Lembrando que as mesmas estão por ordem de inscrição e não por ordem alfabética.