Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz de Castro

Foto: Luiz de Castro

A População das cidades de Filadélfia e também de Babaçulândia, na região norte do Estado, a cerca de 500 quilômetros da capital, Palmas, contam com dois novos núcleos de atendimento do Instituto de Identificação. As inaugurações fazem parte das ações do Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP –TO) e visam facilitar o acesso do cidadão ao documento da carteira de carteira de identidade (RG) e também ao Atestado de Antecedentes Criminais. As instalações dos dois núcleos foram efetivadas, através de parcerias firmadas entre a SSP-TO e as prefeituras municipais de Filadélfia e também de Babaçulândia.

Filadélfia

Em Filadélfia, o evento teve início às 14h, e ocorreu no prédio da Prefeitura Municipal. Na ocasião, o secretário Cristiano, acompanhado da Delegada Geral da Polícia Civil do Tocantins , Raimunda Bezerra, pela Diretora do Instituto de Criminalística e Superintendente em exercício da Polícia Científica, Aldenis Bezerra, e a Diretora do Instituto de Identificação; Naídes César Silva, juntamente com o prefeito Municipal David Bento, descerraram a fita de inauguração do novo Núcleo de Atendimento no município.

Na oportunidade, o Secretário de Estado da Segurança Pública, comentou sobre a relevância da entrega do novo núcleo e destacou que todos os cidadãos necessitam do documento de identidade, visto que é ele que possibilita o pleno exercício da cidadania e garante o acesso a direitos básicos.  Assim, viabilizando o acesso a tão importante documento, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, cumpre uma importante missão de atender cada vez melhor a todos os cidadãos.

“São mais de 15 mil pessoas que residem em Filadélfia e Babaçulândia e que não mais precisarão se deslocar de suas cidades para centros maiores como Araguaína para tirar seu documento de identidade. Desse modo, além de trazer mais cidadania a todos, uma vez que o RG é um documento que possibilita o acesso a uma série de benefícios e direitos, estamos cumprindo nossa missão institucional de garantir que todas as regiões do Tocantins possam ser contempladas como novos núcleos, como os instalados hoje nesses dois municípios”, ressaltou.

Ao comentar as entregas, a delegada geral da Polícia Civil do Tocantins, Raimunda de Souza Bezerra lembrou que o direito ao documento de identificação é uma premissa básica é garantida constitucionalmente e que deve ser ofertada a todos. “O documento de identificação é um símbolo de dignidade e garantidor dos direitos básicos do cidadão. Nesse sentido, o Governo do Tocantins e a Secretaria da Segurança Pública, por meio de acordos firmados com as prefeituras, não têm medido esforços para viabilizar a emissão de tão importante documento”, frisou.

O prefeito David de Souza Bento, por sua vez, ressaltou o significado da entrega do núcleo para a população de Filadélfia e agradeceu o empenho do Governo do Estado na viabilização do projeto. “Moramos em uma região de divisa com o Estado do Maranhão e ter um núcleo aqui em Filadélfia era um sonho antigo de nossa população que agora se transforma em realidade. temos aqui em nosso município um serviço de extrema importância que é a emissão da carteira de identidade e antecedentes criminais, que vai ajudar a toda a nossa população”, pontuou.

Resultados

A diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva, celebrou a implantação de mais dois Núcleos de Atendimento, ressaltando que os maiores beneficiados são os cidadãos que residem nas duas cidades e que agora poderão ter pleno acesso aos serviços disponibilizados pelo Instituto de Identificação. Conforme a diretora, a intensa procura pelos serviços ofertados pelas unidades, já instaladas em todo o Estado dão a dimensão do quão importante são as parcerias firmadas pela SSP e as Prefeituras Municipais para que os núcleos possam ser instalados e entrar em funcionamento.

“Temos trabalhado incessantemente para que todas as cidades do Estado recebam os serviços dos Núcleos de identificação. Dessa forma, as entregas dessas duas novas unidades representam a descentralização dos serviços de identificação e assim cumprimos com a determinação do governador Mauro Carlesse de levar mais cidadania e dignidade a todos”, ponderou a diretora.

Para a superintendente em exercício da Polícia Científica, Aldenis Bezerra, a entrega de mais dois núcleos é de suma importância, sobretudo, para a população mais carente das duas cidades, uma vez que os serviços do Instituto de Identificação agora alcançarão uma região mais distante e muito importante no norte do estado.

“Mais duas cidades que estão sendo beneficiadas com a emissão desse importante documento e que vai facilitar muito a vida do cidadão. Com esses dois novos núcleos, a Polícia Científica amplia seus serviços e atende a demanda da população”, disse.

Babaçulândia

Às 17, o secretário da Segurança Pública e demais membros da Polícia Científica e também da Polícia Civil se fizeram presentes na cidade de Babaçulândia, onde houve a entrega de mais um núcleo de identificação, durante evento que foi prestigiado também pelo Vice Governador do Estado, Wanderlei Barbosa e também pelos deputados estaduais, Luana Ribeiro, Jorge Frederico e Olyntho Neto.

Para o prefeito Municipal Franciel de Brito, a entrega do novo núcleo na cidade é a realização de um sonho antigo da população que ansiava a tempo pelo serviço de emissão de carteira de identidade. “Gostaria de agradecer imensamente ao Governo do Estado e também ao secretário Cristiano Sampaio por não ter medido esforços para que esse núcleo, que em muito vai ajudar nossa população, pudesse ser instalado em nossa cidade hoje”, finalizou o gestor.

Ao comentar sobre o evento, o deputado estadual Jorge Frederico, ressaltou a capacidade do Governo do Estado e também da SSP/TO em desburocratizar a máquina pública e ofertar as ações que garantem cidadania e dignidade a todos os tocantinenses.

“Para mim estar aqui hoje é motivo de muito orgulho por saber que o Governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pública se preocupam em instalar nos municípios esse centros tão importantes para possibilitar que todos os cidadãos tenham acesso ao documento de identidade”, frisou o parlamentar.

Também presente durante as duas entregas, o vice-governador do Estado Wanderlei Barbosa destacou o esforço do Governo do Estado em dotar os municípios com todos os serviços essenciais aos cidadãos. Ele também enalteceu o secretário Cristiano pela maneira eficiente com que vem conduzindo a gestão da Secretaria da Segurança Pública.

“É a descentralização de um serviço de cidadania que o governo do Tocantins está ofertando à população das cidades e que vai auxiliar em muito os moradores que precisam ter seu documento de identidade emitido e que não mais precisarão se deslocar a grandes centros como Araguaína para efetuar esse serviço. O governo do Estado, em parceria com a Segurança Pública, está garantindo mais dignidade a todos os cidadãos do estado, e vem trabalhando forte para assegurar a cidadania a todos os tocantinenses”, finalizou o vice-governador.