Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu inspeção nos seis municípios da comarca de Paraíso do Tocantins, entre quarta, 28, e sexta-feira, 29, verificando a execução do plano de vacinação contra Covid-19 e as condições de armazenamento da vacina. Em Paraíso, foi registrado o caso de um paciente que tomou irregularmente uma terceira dose da vacina, o que foi verificado pela equipe de Saúde no momento da inclusão dos seus dados no sistema.

Outras intercorrências e dificuldades encontradas nos municípios referem-se a servidores públicos da Saúde e da Educação que não aceitaram a imunização, à dificuldade em aplicar a segunda dose porque parte dos usuários não retornam aos pontos de vacinação, à insuficiência de vacinas para a imunização da população mais jovem (exceto em Paraíso) e à disseminação de notícias falsas que levam parte da população a rejeitar a imunização ou a tentar escolher um tipo específico de vacina.

Além de Paraíso do Tocantins, a inspeção foi realizada em Abreulândia, Divinópolis, Marianópolis, Monte Santo do Tocantins e Pugmil.

Um relatório com o detalhamento da vistoria em cada município será elaborado e encaminhado à Promotoria de Justiça com atribuições na defesa da saúde, para as providências cabíveis.

As vistorias foram realizadas por técnicos do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde) do Ministério Público, que já percorreram 24 cidades e inspecionaram também as centrais de distribuição de vacina do Estado e da capital. “Com esta frente de trabalho, estamos buscando identificar os entraves do processo de vacinação, para enfrentá-los e conseguirmos fazer com que a imunização avance no Tocantins”, explicou a coordenadora do CaoSaúde, promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro.