Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Douglas Jacinto e Fábio Henrique compõem o Coletivo Moss

Douglas Jacinto e Fábio Henrique compõem o Coletivo Moss Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Douglas Jacinto e Fábio Henrique compõem o Coletivo Moss Douglas Jacinto e Fábio Henrique compõem o Coletivo Moss

Palmas vai ganhar uma galeria a céu aberto. Como parte do projeto 'Lugar de Arte é na Rua',  até o mês de setembro cinco murais serão pintados em diferentes pontos da cidade. Composto pelos artistas Douglas Jacinto e Fábio Henrique, do coletivo MOSS, os murais vão ocupar o Espaço Cultural, o Parque dos Povos Indígenas, a Universidade Federal do Tocantins, uma praça na 204 Sul e uma parede próxima ao Hospital Geral de Palmas (HGP).

A pintura do primeiro mural começa nesta sexta-feira, 02, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O projeto busca transformação social por meio da arte. Com galerias de arte e museus fechados ou com visitação limitada por conta da pandemia, o coletivo quer ocupar espaços brancos e vazios e transmutar a rotina estressante e agitada da Capital.

Por meio da arte, Douglas e Fábio querem modificar a realidade do entorno onde os murais serão desenvolvidos e dar visibilidade ao local, atraindo o olhar da população para o colorido das pinturas, e, assim, provocar uma mudança da relação do palmense com sua cidade.

"Acreditamos no poder de transformação através da arte, desde um suspiro de inspiração no meio da nossa rotina caótica, até o poder de agir como ferramenta de mudança de um indivíduo na sociedade. Além de apresentar elementos regionais que, às vezes, se perdem no meio da correria do dia a dia, queremos reafirmar o nosso orgulho de morar no Tocantins através do que for produzido", explica Fábio Henrique.

O primeiro mural a ser pintado será na 204 sul. Cada um deles terá uma temática específica e um processo próprio e individual de desenvolvimento e pesquisa. Para a escolha dos locais foi levado em conta a logística, pontos de apoio, visibilidade, relevância e impacto social.

"Cada um deles terá um processo diferente, individual. Murais como o Espaço Cultural e do Parque dos Povos exigiram uma pesquisa ainda mais aprofundada, com a busca de informações e dados junto à Fundação Cultural. Nosso intuito é representar com maior fidelidade nossos povos originários, nossa cultura local, por isso realizamos um estudo mais aprofundado e respeitoso sobre a cultura indígena no nosso estado, por exemplo. Cada arte vai passar por aprovação dos responsáveis pelo espaço e vão se tornar então um processo de criação colaborativa entre artistas e a comunidade", diz Douglas Jacinto.

Com um ingrediente transgressivo e provocador, o muralismo se manifesta em espaços urbanos com representações e desenhos que trazem temas diversos. Nele, as paredes de prédios de concreto nas cidades ganham vida e se tornam telas perfeitas pra essa expressão artística. Diferente do grafite, que nasceu na década de 1970, no Bronx, bairro de Nova York, o muralismo tem origem no México, e um dos seus maiores expoentes é o pintor latino Diego Rivera, que criou murais com temáticas que tratam de questões políticas e sociais.

"Nossa expectativa é levar a arte para as pessoas de forma democrática. Queremos facilitar o acesso à arte de rua através da transformação de espaço público, potencializar esses locais, incentivar a utilização dos mesmos pela comunidade e mudar a forma como a população de Palmas vê a cidade, criando afeto por meio das pinturas", Fábio Henrique.

MOSS

O coletivo MOSS é composto pelos amigos, Douglas e Fábio Henrique. Douglas é Arquiteto e Urbanista e Designer, formado em arquitetura e urbanismo pela UFT. Iniciou sua trajetória no muralismo junto com Fábio que também atua como produtor cultural e é estudante de arquitetura e urbanismo.

A dupla trabalhou junto durante 5 anos na criação das artes gráficas para a produtora de música Árvore Seca, e, em 2018 decidiram se arriscar no muralismo, motivados pela vontade de levar a arte para além do ambiente digital. O primeiro mural foi feito no antigo Mujica Bar. O MOSS ainda foi responsável pelo mural na fachada do Wings BrewPub, pintado em 2018, e outro na parede do prédio da Rádio UFT, em 2019.

Aldir Blanc

Em 2020 o projeto 'Lugar de Arte é na Rua' foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.