Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Thais Souza

Foto: Thais Souza

O prefeito Ronivon Maciel participou nessa terça-feira, 3, de uma audiência remota com representantes da Diocese de Porto Nacional, IPHAN, Ministério do Turismo e o deputado Federal Vicentinho Junior, para discutir sobre a revitalização da Igreja Nossa Senhora das Mercês, à Praça da Catedral, o seminário São José, as vielas, casarões e monumentos que compõem o Centro Histórico. Para a restauração do Centro Histórico, o deputado federal Vicentinho Júnior destinou verbas no valor de R$ 1,5 milhão. 

Na ocasião, o prefeito Ronivon salientou que “discutir essa revitalização junto ao Iphan, líderes religiosos e políticos, é motivo de muita alegria, o Centro Histórico guarda histórias e lembranças dos nossos antepassados, conservar tudo isso é de suma importância não só para os Portuenses, mas para o País”, enfatizou.

O parlamentar portuense Vicentinho Júnior, ressaltou que o resgate do Centro Histórico, um dos principais símbolos do município, vai contribuir com o desenvolvimento econômico e social do município. “Não podemos deixar que a nossa história se deteriore. A restauração vai deixar o local mais bonito, transformando-o em um atrativo turístico perene contribuindo com o desenvolvimento econômico de Porto Nacional”, pontuou.

Ministério do Turismo

Também presente na reunião, o secretário Nacional de Infraestrutura Turística, Vicentinho Alves, pontuou que o sistema do Ministério está disponível para o cadastro das propostas de modo que sejam iniciadas o mais breve possível as obras de restauração e reforma do Centro Histórico. 

Além do prefeito Ronivon Maciel e o deputado federal Vicentinho Júnior, também participaram da audiência a presidente do Iphan Larisse Peixoto, o diretor de projetos especiais, Arlindo Lopes e a superintendente do órgão no Tocantins, Cejane Pacini.

Do Ministério do Turismo, participaram o secretário Nacional de Infraestrutura Turística, Vicentinho Alves; o secretário-executivo Marcos Pereira; o diretor Ricardo Caiado e a chefe de gabinete Márcia Maciel.

Da Diocese de Porto Nacional e Natividade, estiveram presentes o bispo Dom Romualdo e os padres Leomar e Paulo Sérgio.