Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Palmenses já podem matar a saudade da sala de cinema mais acolhedora da Capital. O Cine Cultura, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, será reaberto nesta sexta-feira, 6, às 20 horas, com o documentário ‘Mulheres da Cena’, produzido pela Cia Lamira Artes Cênicas. O cinema passou por vistoria da Vigilância Sanitária, que aprovou as medidas de prevenção à Covid-19 e o plano de descontingenciamento apresentado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP). A vistoria foi realizada na tarde de quarta-feira, 4.

De acordo com o inspetor Sanitário da Visa Palmas Robson Freitas, a Fundação Cultural de Palmas atende plenamente os decretos Nº 1.971/09/12/2020 e 1.972/14/12/2020, que autorizam o retorno de atividades de entretenimento, como cinema, com a apresentação do Plano de Descontingenciamento do Cine Cultura, bem como com a assinatura do Termo de Concordância para retorno das atividades.

“O espaço encontra-se sinalizado com cartazes informativos sobre o uso obrigatório de máscaras, distanciamento necessário entre as poltronas, uso de álcool em gel 70% e o uso de EPIs por parte dos funcionários, colaboradores e o público-alvo”, avaliou o inspetor Freitas.

A curadora do Cine Cultura, Elisângela Dantas, destaca algumas das medidas adotadas. “O retorno das atividades do cinema foi planejado seguindo todas as normas de segurança para este tipo de espaço, desde o distanciamento entre as pessoas, ao uso de EPIs. Além disso, neste primeiro momento, a ocupação será de somente de 50% da capacidade do local”, ressalta.

A exibição de ‘Mulheres da Cena’ também funcionará como um evento-teste, e a programação geral do Cine Cultura tem reinício previsto para a próxima semana.

Mulheres da Cena

O documentário Mulheres da Cena é uma produção da Lamira Artes Cênicas que consiste na valorização e reconhecimento das personalidades femininas das Artes Cênicas (Dança, Circo, Teatro) de Palmas, por meio de da difusão, do conhecimento, do reconhecimento e do registro da trajetória das Mulheres que constituem a memória viva das artes no Estado.

A produção fala sobre quem são essas mulheres, suas histórias, trajetória, feitos, conquistas, dificuldades, realidades, impactos na comunidade e sonhos. Segunda a idealizadora, diretora do documentário e também artista Carolina Galgane, “a realização do documentário é a concretização de um sonho antigo. Falar das Mulheres que fazem as Artes Cênicas da Capital, quem são, como se veem, como veem sua arte, é fortalecer vozes e fazeres femininos reais em um universo que ainda privilegia a figura masculina do diretor, do produtor, do fundador de grupos e coletivos em artes. O documentário poderá trazer à tona as personalidades femininas, que creio que são bem significativas, diversas e atuantes em Palmas”.

Todas as Mulheres dirigentes/fundadoras/mantenedoras dos grupos/coletivos/afins de Artes Cênicas em Palmas foram convidadas a participar do documentário. Nesse primeiro momento, as artistas independentes não serão incluídas, uma vez que o projeto teve recurso financeiro e estrutural limitado.

Este documentário é uma produção da Lamira Artes Cênicas em parceria com a produtora Vanguarda e a agência Real Imagem. O trabalho foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins - Audiovisual, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.