Com apoio da Agência de Desenvolvimento Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) do Governo do Tocantins, a produtora Árvore Seca realiza nessa sexta-feira, 13, a partir da 19h30, no Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, O Mirage - Festival de Vídeo Mapping do Tocantins. O evento tem como proposta prestar uma “homenagem tecnológica” à cidade de Palmas, por meio de uma intervenção urbana.
O vídeo mapping é um formato de arte que faz uso de projetores de imagem para projeções em superfícies planas e irregulares. Nesse sentido, o Mirage visa celebrar a cidade e seus moradores, com projeção de textos, fotografias e animações digitais exclusivas que dialogam com o histórico de emancipação, diversidade, urbanismo, meio ambiente e desenvolvimento social ao longo desses mais de 30 anos.
“O Mirage é o primeiro festival de vídeo mapping que ocorre no Tocantins. Essa é mais uma inovação que a produtora Árvore Seca promove no Estado, abrindo espaço para a cultura do mapping que vem ganhando o mundo somando tecnologia e arte com projeções fantásticas que dialogam com a nossa cidade”, destaca o coordenador do projeto, Rafael Miranda.
Com participação dos artistas Adrians e VJ Luiz Isidoro, o Mirage irá ocorrer no Memorial Coluna Prestes, uma obra icônica do arquiteto Oscar Niemayer, fomentando assim a cultura do vídeo mapping na cidade, nesta forma de arte que tem ganhado o mundo com projeções que impressionam pela qualidade artística e que se caracterizam como uma autêntica forma de intervenção urbana.
“Projeto artístico do Mirage tem todo apoio do Governo do Tocantins, pois apresenta um formato de arte inovadora que buscou valorizar nossos monumentos modernos e históricos da Capital, utilizando a combinação de tecnologia e arte urbana que interagem com o público”, considera o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.
O Mirage é um projeto fomentado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Agência de Desenvolvimento, Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Tocantins.