Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando, durante toda a semana, as ações de identificação em animais da Leishmaniose, conhecida também como calazar. Uma equipe da secretaria está realizando coleta de sangue de animais nos diferentes setores da cidade.

De acordo com o médico veterinário Gerlan Rezende, que coordena a ação, o objetivo é controlar a transmissão do vírus entre animais e humanos. “A Leishmaniose é uma zoonose transmitida dos animais para os seres humanos e que em nosso município é bem endêmica. Queremos como esta ação, que é realizada durante todo o ano, não apenas realizar o exame, mas levar conscientização a população”, explicou.

A meta da Secretaria é realizar até o final de 2021, exames em 5 mil animais de Paraíso. Os principais sintomas da Leishmaniose nos animais são: crescimento exacerbado das unhas, queda de pelo e lesões de difícil cicatrização.

Caso seja identificado algum destes sintomas, o responsável pelo animal pode se dirigir até a Unidade Básica de Saúde Araci Aires Parente (SESP) para realização de exames.