Com a finalidade de subsidiar o trabalho dos professores junto aos estudantes, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) iniciou na quarta-feira, 11, a Avaliação Diagnóstica (Saep) para todos os alunos matriculados no 2°, 5° e 9° anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. A aplicação iniciou nesta quarta-feira, 11, e segue até a próxima quarta-feira, 18, nos formatos híbrido e remoto, com atendimento dos grupos de alunos de forma igualitária.
O objetivo da avaliação é identificar as habilidades e os conhecimentos que os estudantes adquiriram durante o período das aulas remotas e as lacunas de aprendizagem ainda existentes. O resultado permitirá o embasamento dos atos pedagógicos e administrativos na perspectiva da eficiência dos resultados a serem alcançados, sobretudo neste momento atípico de pandemia.
As provas serão projetadas para os alunos do formato híbrido assinalarem as respostas nos gabaritos. Já para os alunos do atendimento remoto, a prova ficará disponível na ferramenta Palmas Home School.
A secretária Municipal da Educação, Cleizenir dos Santos, explica que os resultados do processo avaliativo devem ser utilizados para medidas pedagógicas voltadas ao atendimento dos estudantes, tendo em vista o longo período que eles ficaram fora das salas de aula, e os possíveis impactos no ensino-aprendizagem.
As avaliações dos componentes curriculares foram elaboradas pela equipe de especialistas da Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação, a partir de matrizes do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep), nos mesmos moldes da prova nacional (Inep/Mec), da qual saem os indicadores do Ideb 2021.