Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

A Hemorrede Tocantins, por meio da Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional, em parceria com o Banco Sicredi e o coletivo Mulheres em Movimento, realiza durante todo o mês de agosto uma campanha para captar doadores de sangue.

A campanha visa melhorar os estoques de sangue, que se encontram em níveis considerados emergenciais. No momento, todos os tipos sanguíneos são necessários, com urgência para O- (O negativo).

“A doação de sangue é essencial para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, principalmente as vítimas de acidentes”, ressaltou Luzilene Brito da Silva Mascarenhas, servidora da captação de doadores de Porto Nacional.

Quem tiver interesse em doar sangue, basta ligar no telefone e realizar o agendamento.

Critérios básicos para doação

Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.