Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na exposição, a fotógrafa apresenta imagens do Cerrado tocantinense de uma maneira peculiar, com cores e contrastes pouco comuns às paisagens originais do Cerrado. Utilizando recursos de edição digital, a artista confere às imagens tons e cores inusitadas que, segundo ela, buscam chamar a atenção para a importância da preservação deste bioma.

“O Cerrado é a grande caixa d’água do país. Sem a sua preservação estamos fadados a um grande desequilíbrio no que diz respeito ao fornecimento de água potável, por exemplo”, ressalta Angel Lima.

Angel acrescenta ainda que a mostra também é uma homenagem aos cenários que a acolheram durante sua infância e todo seu desenvolvimento como indivíduo. “O Cerrado sempre me instigou. Quando criança me causava estranheza com suas árvores secas e retorcidas. Na adolescência, amava fugir para as trilhas e cachoeiras, costume que persiste até hoje”, relata a artista.

De acordo com o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a exposição apresenta uma forma inovadora das belezas naturais do Tocantins. "A exposição da artista retrata, de forma encantadora, as riquezas naturais do Cerrado tocantinense e contribui para divulgar o turismo e valorizar nosso bioma”, frisa.

Cerrado Encantado é uma mostra fotográfica composta por 12 fotografias que passaram por edição quanto às cores. A exposição foi criada a partir de uma série fotográfica iniciada em 2019 e 2021.

Cerrado Encantado é um projeto contemplado pelo Prêmio Emergencial – Artes Visuais, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, fomentado pela Lei Aldir Blanc.

Angel Lima

Angel Lima é jornalista e artista que vive e trabalha em Palmas. Seu trabalho fotográfico, ora experimental, ora documental, é um registro da natureza, da cultura popular. Sua poética tem como foco as africanidades, as relações de gênero, reflexões sobre a essência humana e sua expressão no mundo.