Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ar seco, ventos fortes e baixa umidade são características marcantes do período de estiagem. Junto a esse combo estão também as queimadas e incêndios florestais, que além do prejuízo ambiental, resultam no aumento da possibilidade de interrupção do fornecimento de energia.

De janeiro a junho deste ano, esse incidente se repetiu três vezes. Em comparação com o ano passado, houve uma queda de 37%. “Acreditamos que essa queda é reflexo do trabalho de conscientização feito com antecedência, além da fiscalização que foi ampliada este ano”, afirma o técnico de distribuição da Energisa Tocantins, Miguel Pereira.

Segundo Pereira, é importante ficar atento às ações de prevenção de queimadas, pois “nos meses de julho a setembro, os focos de incêndio costumam crescer e, consequentemente, as chances de haver interrupções no fornecimento de energia aumentam”, ressalta. Só em julho, já foram registradas seis ocorrências.

As chamas causadas pelas queimadas em matas, terrenos baldios e outros lugares próximos às redes de distribuição, são capazes de ocasionar sérios transtornos aos consumidores e aos serviços essenciais. Mesmo sem atingir a rede, elas podem colocar em risco a distribuição de energia, pois a alta temperatura pode provocar ocorrências como o rompimento de cabos e danos aos equipamentos, prejudicando o fornecimento de energia.

Queimadas

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins é o segundo estado brasileiro com o maior número de focos de calor, com mais de 3.683 focos registrados de janeiro a julho de 2021.

Além dos danos às redes de eletricidade, as queimadas anuais provocam outros prejuízos, como o empobrecimento do solo e poluição. “Seja no campo ou na cidade, as pessoas devem redobrar a atenção. Orientamos o produtor rural a se informar com os órgãos responsáveis, como a Secretaria de Meio Ambiente, Sindicato Rural do seu município ou o Naturatins, onde poderá obter orientações sobre técnicas que substituam a necessidade de uma queimada”, instrui o analista de Meio Ambiente da Energisa Tocantins, Miguel Pinter.

Comitê do Fogo

Como forma de prevenir e combater os prejuízos causados pelas queimadas, a Energisa integra o Comitê do Fogo e atua com um plano estratégico voltado para a melhoria do fornecimento de energia. Além disso, também apoia os órgãos no combate aos incêndios em todo o estado. Nos últimos anos, a empresa realizou a doação de equipamentos de combate a incêndios florestais, como drone, sopradores e bombas d’água costais, para a Defesa Civil Estadual.

No início de agosto, a Energisa fez a doação de R$ 100 mil para a locação de veículos para os brigadistas que atuam no combate ao fogo no Tocantins.

Com o clima seco e os ventos fortes, as chamas se espalham mais rápido, tornando muito mais difícil o controle. Por isso, é importante seguir algumas orientações:

- Evite queimadas em áreas próximas às redes elétricas;

- Procure fazer “aceiros” em cercas para controlar o fogo;

- Respeite a “faixa de servidão” ao realizar o plantio;

- É proibido realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e de distribuição de energia;

- Evite queimar lixos e entulhos, jogar garrafas de vidro, pontas de cigarro ainda acesas e latinhas no encostamento de rodovias, pois podem provocar incêndios;

- Realizar queimadas sem autorização do Naturatins é crime;

- Apague, com água, ou abafe, com terra, qualquer resto de fogo em acampamentos;

Ao identificar um foco de incêndio, avise o Corpo de Bombeiros (193).