Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao possuir diversas qualidades socioeconômicas na alimentação e geração de renda para os produtores rurais, a produção de mandioca é uma importante fonte de renda para o produtor devido às diversas formas de valorização como consumo in natura, farinha, fécula, na alimentação animal, entre outros. Atento a esta importante cultura e o seu potencial, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realizou nesta quarta-feira, 18, na Associação Micro Jandira, município de Gurupi, região Sul do Estado o “Dia Técnico da Mandiocultura”.

Entre os assuntos apresentados, destaque para a utilização da mandioca e subprodutos na alimentação animal, como aumentar a renda com a produção de mandioca e controle de ervas daninhas. “A mandioca é altamente produtiva e barata, pode ser utilizada na ração em suas diversas formas, caule, parte aérea e raiz”, disse o secretário da Seagro, Jaime Café. Quanto ao aumento da produtividade, o secretário pontuou a necessidade da adoção de boas práticas de cultivo. “Os produtores precisam incorporar as técnicas adequadas de cultivo da mandioca para que sua produção aumente e dias de campo como o de hoje são fundamentais para a troca de conhecimento quanto ao plantio, colheita, preparo, processamento e comercialização”, concluiu ele reforçando o potencial da região Sul do Estado para produção da cultura.

O produtor rural e presidente da Associação Micro Jandira, Jorge Cabral Luz, comemorou a transmissão de conhecimento. “Nosso trabalho e sustento está ligado diretamente ao cultivo da mandioca. Estamos aqui reunidos para aprender mais e fortalecer nossa produção”, disse ele. Participaram também do dia técnico representantes do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Unicatólica e as prefeituras de Gurupi e Cariri do Tocantins. A ação é resultado do convênio n° 821819/2015 firmado entre MAPA e a Seagro que visa a Difusão das Boas Práticas Agrícolas de Produção e Beneficiamento da Mandioca e do Arroz no Estado do Tocantins.

Crescimento

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2021) aponta que a produção desse importante alimento vem crescendo no Tocantins, contamos com 15 mil hectares de área plantada, uma produção de aproximadamente 240 mil toneladas e produtividade média de mais de 16 mil quilos por hectare.