Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o propósito de prestar uma homenagem (In memória) às pessoas que contribuíram para construção da história do Tocantins, inicia nessa segunda-feira, 23, na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins a exposição de pintura digital “TO (In memória)”. A exposição conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), e ficará disponível para visitação até o dia 10 de setembro.

De acordo com informações do autor do projeto, Adrians (Adriano Alves da Silva), a exposição visa homenagear pessoas que já não estão mais entre nós e que de alguma forma deixaram legado significativo o suficiente para serem consideradas parte da história do Tocantins. Nesse sentido, foram levantados nomes de artistas, músicos, jornalistas, escritores, entre outros notáveis, que fazem parte de uma memória social que não pode ser esquecida.

Os personagens retratados, são responsáveis por registrar e mediar discursos na sociedade. São o próprio espelho da sociedade, peças fundamentais para a engrenagem que a move. Aqueles que se destacaram e deixaram um legado na região, são retratados em um tributo póstumo em forma de exposição.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto é importante para resgatar a memória das pessoas que contribuíram para a formação da identidade cultural do Tocantins. “A homenagem é justa e importante para que as novas gerações conheçam as personalidades que deixaram um grande legado para nossa sociedade tocantinense”, enfatizou.

A exposição traz 20 personalidades retratadas em técnicas de pintura digital, no formato 29,7 x 42cm. Mais informações podem ser obtidas no site da exposição.

Sobre o Autor

Adriano Alves da Silva, ou Adrians, como é conhecido, é um paulistano nascido em 1973 que mora em Palmas/TO desde 1994. Autodidata, atua no campo artístico desde 1986.