Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Ester Nogueira, pré-candidata a presidente da OAB-TO

Ester Nogueira, pré-candidata a presidente da OAB-TO Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ester Nogueira, pré-candidata a presidente da OAB-TO Ester Nogueira, pré-candidata a presidente da OAB-TO

Advogada com 37 anos de carreira e atuante no Estado desde a sua criação, Ester Nogueira, 59, confirmou que é pré-candidata a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OAB-TO). O pleito está previsto para ocorrer na segunda quinzena de novembro.

O anúncio foi feito na noite da última sexta-feira, 20, ao final de uma live no Instagram promovida pela advogada Elisângela Mesquita para debater os aspectos penais da Lei Maria da Penha e seus reflexos no Direito da Família.

Além das duas, a live contou com a participação da juíza Sheila Cunha, que atua no Maranhão, e do advogado Angelly Bernardo. Todos elogiaram a decisão de Ester.

A pré-candidata é especializada no Direito Família, já presidiu a Caixa de Assistência ao Advogado do Tocantins (CAATO) por três ocasiões e integrou diversas comissões da instituição, coordenando um trabalho modelo de diagnóstico de todo o sistema prisional do Tocantins.

Na esfera acadêmica, Ester foi aluna do primeiro ciclo da Associação dos Diplomados da Escola Superior Guerra (Adesg), oportunidade na qual concluiu curso pós-graduação em Metodologia de Ensino Superior, numa parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Ela também é pós-graduada em Direito Processual Penal e Direito Processual Civil.

Além disso, Ester ocupou funções públicas, estruturando o sistema socioeducativo para adolescentes infratores do Tocantins e foi a primeira superintendente do Direitos da Mulher do Estado. “Todas as funções públicas que exerci foram graças ao meu trabalho na advocacia e sempre contribuíram com o Direito”, lembrou Ester.

A advogada defende uma mudança no comando da gestão da ordem, ressaltando que a entidade precisa recuperar a credibilidade no sistema judiciário e perante a sociedade.

Ester já conta com apoio de vários advogados e advogadas e o grupo para a disputa da eleição vem sendo construído com muito debate. Cada chapa que participar do pleito precisa ter 70 advogados ou advogadas.

“Nós temos um grupo muito importante de pessoas que entendem ser fundamental a mudança no comando da Ordem, com o resgate da imagem da entidade. Destaco que todas as pessoas que pensam assim serão bem-vindas para lutar junto conosco”, frisou Ester.

Nos próximos dias, a pré-candidata vai começar a apresentar os principais apoios e também afunilar as propostas.