Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Grupo de Dança Jiquitaia, do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, gravou participação no longa-metragem ‘Ayrton, Meninices no coração do Brasil’. Liderada pelo ator e diretor Vicentini Gomez, a produção retrata passagens do piloto de Fórmula-1, Ayrton Senna, pela região Sudeste do Tocantins, à época, Goiás.

Além de contar parte da história da infância e da adolescência do piloto, especialmente na cidade de Taipas, onde ele costumava passar as férias escolares com a família, foram gravadas cenas dos pontos turísticos, das riquezas do folclore popular, das folias, das danças de tambores e dos monumentos históricos.

As primeiras iniciativas para trabalhar a dança no Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, ocorreram em 2001, quando surgiu o 'Grupo de Dança Típica Jiquitaia', que nasceu com um olhar voltado para valorização da cultura e da identidade dos almenses e se tornou uma referência cultural para o município de Almas e região.

Entre idas e vindas, o grupo se consolidou, já tendo realizado apresentações internacionais como nas atividades do Ano do Brasil na França, em 2005. “Esse foi um marco na nossa história e agora tivemos mais uma alegria, que foi participar das gravações para o filme”, comemorou a diretora da unidade de ensino, Luciana Castro.

A gestora também explicou como foi a participação nas gravações. “Os integrantes do Grupo de Dança Jiquitaia encantaram a cidade de Almas com seus movimentos e encenação para o roteiro do filme, contracenando como figurantes com o ator Rodrigo Dourado”, ressaltou.

Os alunos demonstraram entusiasmo com a participação. Letícya Mirele Cariolano Moura destacou o intercâmbio vivenciado durante as gravações. “Estou muito feliz, pois além de apresentar a cultura local pude conhecer alguns atores do filme, sendo o dia mais feliz da minha vida”, comemorou.