Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) instituiu a Comissão Julgadora Municipal das Olimpíadas de Língua Portuguesa (OLP), responsável por avaliar e selecionar os relatos de práticas das escolas municipais produzidas pelos professores em atividades realizadas com os alunos, em cada gênero da 7ª edição da Olimpíada: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião. A Portaria que instituiu a Comissão foi publicada na Edição nº 2.807 do Diário Oficial do Município.

Composta por cinco avaliadores, a comissão tem até o dia 31 de agosto para avaliar e selecionar entre os 26 trabalhos, dos diversos gêneros do concurso, escolhidos na Etapa Escolar, seis produções para representar o município na Etapa Estadual. Os materiais produzidos por professores e seus alunos - Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma - foram inseridos pela direção das escolas no Portal Escrevendo o Futuro. Assim, o acesso da Comissão aos materiais a serem avaliados se dará de forma remota, por meio do portal.

Segundo Ely Casemiro, representante do Município na OLP, os avaliadores da Comissão Municipal foram selecionados de acordo com o perfil exigido pelos organizadores do concurso incluindo membros das esferas federal, estadual e municipal, representates da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), da rede estadual e da rede municipal de ensino.

Ely vê como positiva a participação da rede municipal de ensino na Olimpíada tendo em vista que essa edição teve o desafio de ser desenvolvida em meio a um contexto pandêmico. “Foi um grande desafio, principalmente no início do processo de construção dos trabalhos onde alunos estavam em estudo remoto e foi difícil para os professores fazerem esse acompanhamento e direcionamento. Ao analisarmos alguns textos percebemos o trabalho de professores bem engajados e compromissados e de alunos que tiveram um avanço muito grande na escrita e no raciocínio intelectual e crítico, porque é isso que a leitura e a escrita fazem, ajudam a melhorar o desenvolvimento e o olhar do aluno sobre si e sobre o lugar onde vive”, destacou.

7ª Edição da OLP

A Olimpíada de Língua Portuguesa, que objetiva apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita, recebeu mais de 112 mil inscrições nesta 7ª edição e teve a adesão de todos os estados brasileiros, 3.877 municípios e mais de 27 mil escolas inscritas.

O concurso integra o Programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pelo Itaú Social com a coordenação técnica do Cenpec Educação (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Conta com a parceria do MEC (Ministério da Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.