Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A umidade aumentou no centro-norte do Brasil e mais nuvens conseguem se formar sobre estados como Mato Grosso, Goiás, o Distrito Federal e o Tocantins.

A recente passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil deixou áreas de nuvens carregadas sobre parte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Estes estados poderão ter chuva nesta terça-feira.

Nuvens carregadas crescem em vários locais da Região Norte.

Chove em Brasília após 75 dias consecutivos de seca

Pancadas de chuva caíram e até raios foram observados na tarde e noite da segunda-feira, 30 de agosto, em vários locais do Distrito Federal. Choveu em Brasília, após 75 dias consecutivos de seca. Em Brazlândia choveu com moderada a forte intensidade acumulando quase 20 mm em poucas horas, segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A última chuva na capital federal havia sido em meados de junho, quando choveu 27,4 mm entre os dias 14 e 15 daquele mês.

O aumento da umidade sobre o Distrito Federal, e em outras áreas secas como a região de Goiânia, o norte de Minas Gerais e o Tocantins está relacionado com a recente passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil.

Previsão do tempo para terça-feira, 31

Quase toda a Região Sul tem uma terça-feira com sol e tempo seco. Há previsão de chuva a qualquer hora do dia no litoral de Santa Catarina e do Paraná, no Vale do Itajaí e na região de Curitiba. A temperatura está em elevação, mas o dia amanhece ameno.

Na Região Sudeste, esta terça-feira é com tempo chuvoso no Norte Fluminense, em Vitória e na maioria das áreas do Espírito Santo. O norte capixaba, as demais áreas do Rio de Janeiro, a Zona da Mata Mineira, o Vale do Rio Doce e o litoral de São Paulo podem ter chuva a qualquer hora, mas o sol aparece de vez em quando. Pancadas de chuva a partir da tarde são esperadas nas outras regiões de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte. O sol predomina no interior de São Paulo.

Sol e calor na Região Centro-Oeste do Brasil, mas algumas pancadas de chuva poderão ocorrer a partir da tarde no norte de Mato Grosso, no norte e leste de Goiás e no Distrito Federal. Choveu nesta segunda-feira, 30, em Brasília, após 75 dias consecutivos sem chuva. O restante do Centro-Oeste passa o dia com sol e tempo seco.

Na Região Nordeste, terça-feira com sol e tempo seco em quase todas as áreas do interior da Bahia, no sertão, no centro-sul do Ceará e no centro-leste do Piauí. Há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia no litoral, na Zona da Mata e no Agreste, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte e no litoral do Ceará. A chuva é mais frequente no litoral da Bahia e de Sergipe. Pancadas de chuva com raios também podem acontecer a partir da tarde no Maranhão, no oeste da Bahia e no sul, oeste e norte do Piauí.

Para a Região Norte do Brasil, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva à tarde e à noite em quase toda a Região. No norte do Amazonas e em Roraima, o tempo fica bastante instável neste sábado, com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes que podem ser fortes.

Alertas meteorológicos para terça-feira, 31

Alerta para temporais em Roraima, no norte do Amazonas e no centro-sul e do Espírito Santo, incluindo Vitória.

Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e vento forte no norte capixaba e no norte do estado do Rio, no centro, oeste, sul e leste do Amazonas, no Acre, no norte de Rondônia, no Pará e no Amapá.

Atenção para o ar muito seco, com nível de umidade relativa do ar entre 12 e 20%, no sul de Goiás, no sul de Mato Grosso, no centro, oeste e norte de Mato Grosso do Sul.