Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Devido às grandes proporções alcançadas pelos incêndios na Serra do Lajeado, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo da Defensoria Pública Agrária (DPagra), demandou suporte do Governo Federal para combater as queimadas que estão afetando as regiões do Morro da Tartaruga e de Taquaruçu Grande. Os ofícios solicitando apoio foram encaminhados nessa segunda-feira, 30, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio).

Assinados pelo coordenador em substituição do DPagra, defensor público Daniel Cunha dos Santos, os ofícios enviados às autarquias federais reforçam  que o agravamento dos incêndios têm comprometido a biodiversidade da região, levando à morte milhares de espécies da fauna local e ameaçando centenas de famílias que vivem em chácaras próximas aos focos.

De acordo com Daniel dos Santos, a solicitação de apoio por parte do DPagra visa viabilizar a cooperação de estruturas para o combate aos focos de incêndios, que alcançaram grandes proporções, tornando, assim, muito difícil de serem controlados.

“A velocidade do alastramento do fogo, a dificuldade de acesso às áreas atingidas, bem como a insuficiência de meios, humanos e materiais, têm potencializado o tamanho da destruição e a gravidade do problema. Por isto, esta cooperação se faz fundamental; com ela, os danos seriam minimizados e se tornaria viável se controlar os focos já existentes”, reforçou o Defensor Público, que solicitou uma resposta por parte do Ibama e do Icmbio em até três dias, “dada a extrema urgência do cenário”.

Chuva

No início da tarde de hoje, o Corpo de Bombeiros Militar no Tocantins divulgou à imprensa que mesmo com as chuvas que caíram na madrugada desta terça-feira, 31, diversos focos de incêndio persistem. Técnicos do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Defesa Civil Estadual monitoraram a situação.