Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir dessa quinta-feira, 9, terá início em Palmas a Mostra Cinemas e Confinamentos. O projeto foi aprovado pela lei Aldir Blanc e é uma iniciativa gratuita realizada através do Prêmio Emergencial do Tocantins - Audiovisual do Governo do Estado do Tocantins. A ação exibirá filmes voltados para a temática do isolamento e seus impactos no ser humano, em diferentes cenários culturais. O evento será realizado de forma virtual através da plataforma de teleconferência, Zoom. Além da exibição de filmes, a mostra abrirá espaço para debates sobre os enredos apresentados nas obras cinematográficas e como elas se conectam com o atual cenário de distanciamento social.

A pandemia da Covid-19 afetou diretamente a área artística, reduzindo eventos voltados para o audiovisual e dificultando o acesso a conteúdos culturais. A Mostra Cinemas e Confinamentos além de possibilitar o acesso do público a filmes aclamados que não são encontrados em plataformas de streamings, também será uma forma de incentivar a fomentação de eventos relacionados na capital.

Ao todo, serão exibidos 12 filmes seguidos de debates a cada sessão dupla. As discussões serão mediadas por seis palestrantes convidados das áreas de filosofia, sociologia, comunicação, audiovisual e educação. Cada debate tem como objetivo fornecer a oportunidade da troca de ideias sobre as mudanças que chegaram com a pandemia, relacionadas às formas de interagir e se relacionar. Além de abordar as consequências do confinamento nos âmbitos pessoais, sociais e culturais da comunidade local.

Para os organizadores do evento a Mostra Cinema e Confinamentos é uma oportunidade de incentivar o conhecimento e o diálogo sobre o cenário atual que pede empatia e uma nova visão das relações sociais. 

“Acreditamos que o público poderá sim em diversos momentos, conectar sua própria realidade com alguns dos filmes abordados, já que a mostra trata de temas comuns a tantas pessoas durante a pandemia, inclusive abordando a noção de confinamento não apenas no sentido físico, mas também os confinamentos e aprisionamentos psicológicos, emocionais, apresentando olhares distintos para este momento tão complexo e difícil, onde tantas pessoas tiveram de se isolar umas das outras”, explica o professor de Licenciatura em Teatro, Gustavo Henrique.

Cada filme apresentará diferentes vertentes do confinamento possibilitando que o público reflita sobre o tema ao observar diferentes contextos, como afirma o produtor cultural Guilherme Delgado. “São situações muito diferentes ao longo dos filmes.  Desde situações documentais em que as pessoas efetivamente vivenciaram confinamentos muito estranhos, até situações totalmente ficcionais. A gente não está com a expectativa de que alguém vá se identificar plenamente com qualquer um dos filmes. Mas em todos os filmes, em algum momento, a gente vai perceber e associar com situações que sentimos ou passamos durante essa experiência em que nos encontramos confinados atualmente”.

Acesso

O evento será realizado de forma gratuita e quem quiser participar poderá retirar seu ingresso pelo link: https://www.sympla.com.br/produtor/cinemaseconfinamentos