Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Mostra de Filmes e Debates - Cinemas e Confinamentos irá exibir nesta quinta-feira, 23, a produção japonesa de 1964, “A Mulher da Areia”. O filme é uma obra do diretor Hiroshi Teshigahara e vencedor do Festival de Cannes do ano de seu lançamento. O longa conta a história do entomologista Niki Jumpei que após realizar um trabalho em dunas de areia, se vê preso em uma cabana no fundo de enorme poço. Nesta situação desesperadora, ele conhece uma mulher misteriosa que luta diariamente contra a areia. 

O filme será exibido às 20h na plataforma de teleconferência Zoom. A Mostra de exibição de filmes e debates - Cinemas e Confinamentos tem como objetivo estimular o pensamento e compartilhamento das ideias e novas concepções geradas pelo momento no qual a pandemia condicionou inúmeras pessoas ao isolamento, através não apenas da exibição das obras cinematográficas, mas também de debates com convidados especialistas em áreas como filosofia, sociologia, educação, comunicação, teatro e audiovisual.

A programação conta com 12 filmes divididos em categorias com seis temas diferentes que abordam cenários de confinamento. A cada duas sessões, palestrantes convidados irão abrir espaço para o debate e troca de ideias com o público. O evento é aberto para todos os públicos e quem quiser participar poderá retirar seu ingresso gratuitamente pelo link.

O projeto foi aprovado pela Lei Aldir Blanc e contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins - Audiovisual do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.