Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins contabiliza de janeiro até o momento um total de 7.033 focos de queimadas - de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Liderando há anos, o município de Lagoa da Confusão segue no topo dos municípios tocantinenses mais afetados pelas chamas, com 1.269 focos do total. 

Formoso do Araguaia é o segundo município tocantinense mais afetado, com um total de 682 focos, seguido de Mateiros (com 427), Pium (com 403), Paranã (com 354), Goiatins (com 215) e Tocantínia com 150 focos. 

Unidades de Conservação Com Mais Focos 

As unidades de conservação do Tocantins são constantemente afetadas pelas queimadas. Neste ano, até o momento, a APA Ilha do Bananal/Cantão foi a mais atingida - com 276 focos. Em seguida, o Parque Estadual do Jalapão - com 96 focos; a APA Jalapão - com 65 focos; a APA Lago de Palmas - com 34 focos e a Apa Serra do Lajeado - com 20 focos. 

No País 

Hoje, a cidade de Lábrea, no Amazonas, lidera o ranking dos municípios brasileiros mais afetados pelas queimadas (com 2.715 focos). Do Tocantins, Lagoa da Confusão continua na disputa, ocupando no momento a 10ª posição (com 1.269 focos). Dias atrás Lagoa da Confusão liderava o ranking estadual e nacional

Terras Indígenas Tocantinenses Mais Afetadas