Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Sandes

Desde o início desta semana, com poucos cliques já é possível decidir em qual escola de Araguaína os pais irão matricular seus filhos. A Secretaria da Educação lançou um sistema para consulta das vagas disponíveis em todas as unidades escolares do Município, que podem ser reservadas de forma on-line.

De acordo com o superintendente da Educação, Railon Borges, a matrícula deve ser efetivada na escola. “No sistema on-line, o pai ou responsável faz apenas a reserva e depois ele tem cinco dias úteis para levar toda a documentação necessária para a matrícula até a escola ou creche escolhida”, explicou.

Atualmente, a Prefeitura disponibiliza 4 mil vagas que estão sobrando, já que mais de 20 mil das 24 mil oferecidas na rede estão ocupadas. “Nós temos um número significativo de matrículas em agosto. Na verdade, recebemos famílias vindas de outras cidades e da zona rural durante o ano todo”, contou Railon.

Acesso rápido

Para consultar as vagas disponíveis nas 46 escolas e 33 creches, basta acessar pelo computador o link https://bit.ly/2X9LjSv e clicar em “acessar o mapa das escolas”. A plataforma é interativa, com um mapa para que os pais se localizem melhor quanto à distância até a unidade escolar. O sistema ainda disponibiliza os endereços e telefones das unidades de ensino e o nome dos diretores responsáveis por cada uma delas.

Para reservar

Já para reservar a vaga, o link é o mesmo da consulta e os pais devem criar um login no sistema, fazer um registro com nomes completos da criança e mãe, endereço e outros dados.  Ao completar, o sistema irá listar as instituições de ensino mais próximas ao endereço informado. 

Após a instituição e turma escolhida, um documento de pré-matrícula será expedido e deve ser levado junto aos outros documentos para matrícula na unidade, dentro do prazo. Caso a turma desejada não tenha vaga, o filho pode ser incluído na lista de espera.

No site, também há um vídeo explicando sobre as funções do sistema, perguntas frequentes e ainda documentação necessária para confirmação das matrículas.