Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Miguel do Tocantins disponibilizará 400 exames do Papanicolau, conhecido popularmente como o ‘Preventivo’, para as mulheres residentes da cidade. Esse exame é fundamental e visa a prevenção do câncer do colo de útero.

“Nós precisamos que as mulheres de São Miguel do Tocantins façam esses exames. É uma forma de prevenção importante”, alerta a superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Isa Dorathy Dutra Santos.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os resultados estarão disponíveis em 15 dias. Para realizar os exames não é necessário encaminhamento do ginecologista ou clínico geral. “As mulheres podem ir fazer esse exame, vão receber em 15 dias o resultado e depois poderão marcar a consulta com a ginecologista para entregar o resultado”, explica Jéssica Carvalho, coordenadora da atenção básica de saúde do município.

“O preventivo é um exame simples, rápido e que não causa dor e a recomendação é a de que seja realizado anualmente por mulheres sexualmente ativas”, esclarece Isa Dorathy. O exame tem como objetivo avaliar o colo do útero, verificando se há sinais que indiquem infecção pelo HPV, que é o vírus responsável pelo câncer de colo de útero, ou por outros microrganismos que podem ser transmitidos sexualmente.

“É um exame indolor, que vai verificar sinais de infecções vaginais, infecções sexualmente transmissíveis e alterações no colo do útero que podem ser indicativos de câncer”, conta Jéssica Carvalho. Para realizar o exame a mulher deve ir até uma Unidade Básica de Saúde do município e realizar o agendamento. É necessário levar o documento pessoal com foto e o cartão do SUS.