Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Veloso

Foto: Marcos Veloso

Esta é a primeira semana em sala de aula no ensino presencial para muitas crianças e adolescentes que estudam na rede municipal da educação de Gurupi/TO. Dando sequência a escala por grupos de alunos no sistema híbrido, nessa segunda-feira, 13, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação, retomou as aulas presenciais da segunda turma do escalonamento de estudantes.

“Na semana retrasada nós recebemos a primeira turma e hoje, a segunda turma neste sistema que tem rotatividade semanal. É o retorno dos outros 50% dos alunos, é a vez deles terem essa novidade depois de um ano e meio fora das unidades escolares”, disse Amanda Costa, secretária da Educação de Gurupi.

Ainda segundo a gestora da educação as escolas e creches se prepararam para fazer na data de hoje a recepção dos estudantes e o acolhimento de um jeito mais simples e tranquilo, mas especial. “A primeira turma a entrar nessa escala presencial serviu de base para organizarmos tudo, testarmos algumas situações e avaliarmos o que dava mais certo, e por isso, essa volta para segunda turma foi bem tranquila”, avaliou Amanda.

Rotina

As aulas presenciais voltaram oficialmente na rede municipal da educação de Gurupi no último dia 30 de agosto. A adoção do sistema híbrido de ensino com aulas presenciais e remotas é uma das medidas de enfrentamento a Covid-19, e a forma de garantir o retorno dos estudantes às salas de aula mesmo que de forma gradativa. Os alunos que voltam a ter aulas em casa recebem roteiros de estudo pela internet e blocos de atividades impressas para darem continuidade ao aprendizado do conteúdo.

Nesse formato híbrido com escalonamento semanal de turmas em sistema presencial e remoto a ocupação máxima é de 50% das salas de aula. Esse formato está sendo ofertado nas 26 unidades de ensino da rede em todos os níveis de escolaridade. Tanto escolas quanto creches seguirão os protocolos de higiene e saúde e um cronograma específico para o agrupamento de turmas para evitar aglomerações.