Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: RaizaMilhomem

Foto: RaizaMilhomem

Quem não conseguiu vacinar o seu cão e gato contra a raiva durante o período da Campanha de Imunização, realizada entre os meses de março e abril na zona rural e maio e junho na zona urbana, poderá levar nesta sexta-feira, 17, na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ), para o animal receber a imunização. No período das 8 às 17 horas, os técnicos da Unidade estarão preparados para administrar a vacina.

A meta da UVCZ para 2021 era vacinar aproximadamente 28.261 cães e gatos nas zonas urbana e rural de Palmas. Com a campanha foram vacinados 27.653 animais, atingindo 97,53% da estimativa.

O coordenador da UVCZ, Auriman Cavalcante, lembra que a vacina protege cães e gatos contra a raiva podendo evitar a morte de animais e humanos. “Se o animal ainda não foi imunizado, o responsável poderá vaciná-lo de forma gratuita neste dia”, disse ele, reforçando que a dose não possui contraindicações e podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de vida.

Para o animal receber a vacina é necessário apresentar cartão de vacinação do animal, caso possua, e levá-lo com coleira. Os animais agressivos precisam usar mordaça.

Prevenção com a vacina

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os animais saudáveis. “A doença é fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados devem ser redobrados no combate e prevenção da doença. Por isso estamos realizando mais este dia de vacinação”, lembra Cavalcante. (Secom Palmas)