Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A nova orientação do Ministério da Saúde, divulgada nessa quarta-feira, 15, para que não seja mais realizada a vacinação do público de 12 a 17 anos de idade sem comorbidade pegou gestores de surpresa, já que muitos municípios estão em processo de vacinação desse grupo. Em Palmas/TO, por exemplo, iniciou-se nesta semana a imunização de adolescentes sem comorbidades, de 16 e 17 anos - com agendamento ainda em aberto. 

No Twitter, a prefeita Cinthia Ribeiro expressou seu descontentamento com a nova recomendação. "Como assim? Ministério da Saúde “agora” recomenda a não vacinarem os adolescentes sem comorbidades? É muita desorganização esse PNI. Toda hora precisamos ajustar no meio do caminho “o que pode ou não pode”, sem contar os desafios de lidar com a falta de imunizantes. Tá osso!". 

Alguns estados já informaram que não vão aderir à recomendação neste primeiro momento, entre eles São Paulo e Rio de Janeiro. 

Com a orientação do Ministério da Saúde, a vacinação deverá ficar restrita aos adolescentes com deficiência permanente, adolescentes com comorbidades e adolescentes que estejam privados de liberdade.

Tocantins 

Questionada sobre qual será a orientação no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que segue irrestritamente o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde (MS) e, portanto, seguirá as determinações da Nota Técnica n° 1/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, a qual revisou e restringiu a recomendação sobre a imunização contra Covid-19, em adolescentes de 12 a 17 anos.

A SES destacou ainda que a partir de agora – até que venham novas recomendações do MS – no Tocantins, a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, está restrita aos jovens com comorbidades, que apresentem deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade.

(Matéria atualizada às 17h16min)