Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Projeto Novo Estado (PNE), empreendimento em implantação pela ENGIE Brasil Energia no Pará e Tocantins prioriza promover ações que contribuam para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das comunidades do entorno. As iniciativas realizadas têm como foco, sobretudo as áreas da saúde, educação, saneamento, segurança e arranjos produtivos.

Esses investimentos são definidos a partir do diálogo permanente com as comunidades, baseados na Política de Gestão Sustentável e de Responsabilidade Social da Engie, e centrados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Até o momento, 17 ações estão em andamento e 8 já foram concluídas.

“Nos reunimos com os representantes locais, conhecendo a organização comunitária e capacidade de mobilização, o que nos propicia a adequada avaliação da sustentabilidade dos projetos e como os mesmos poderão contribuir com a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, explica o consultor socioambiental do PNE, Jean Correia.

Entre os projetos sociais apoiados no Pará estão o de Piscicultura e Criação de Animais de Pequeno Porte, realizado em parceria com a Cooperativa de Trabalho e Empreendedores Rurais de Palmares II (COOTERP), e o Germinar: Campesinato e Agroecologia, que, em parceria com Instituto de Agroecologia Latino-Americano Amazônico - IALA contribuirá com a implantação de sistemas agroflorestais, geração de renda e segurança alimentar das famílias assentadas integrantes do projeto, ambos localizados no Assentamento Palmares II em Parauapebas, Pará.

Já no Tocantins, a comunidade da Matinha, em Guaraí, está implantando o projeto de reestruturação da Casa de Farinha, que ampliará a capacidade de produção e a participação das famílias da localidade. "Com o investimento social privado do Projeto Novo Estado, é possível desenvolver projetos que incentivem, por exemplo, a geração continuada de renda na região ou melhorem a infraestrutura ali existente, garantindo melhoria na qualidade de vida daquelas comunidades", explicou a consultora socioambiental, Lívia Lorentz.

Além dos projetos de geração de renda, ações de apoio à área de saúde, com foco no enfrentamento à Covid-19, também foram promovidas, assim como na área de educação, com ações vinculadas à inclusão digital.

Sobre o Projeto Novo Estado

O Projeto Novo Estado (PNE), em implantação nos estados do Pará e Tocantins, conta com linhas de transmissão com mais de 1.800 km de extensão, interceptando 24 municípios dos dois estados. O projeto inclui uma nova subestação e a expansão de outras três já existentes, e terá uma capacidade energética de 3350 MVA, proporcionando mais desenvolvimento e qualidade de vida para a região Norte do País.